MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Impacto da extinção de municípios no RS será pautado pela Assembleia

Publicada em 13/11/2019
Impacto da extinção de municípios no RS será pautado pela Assembleia | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agendas servirão para debater proposta presente no novo Pacto Federativo

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), aprovou, ontem (12), a realização de três audiências públicas relacionadas ao impacto da PEC 188/2019, que prevê a extinção de municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação inferior a 10% da receita total, protocolada na semana passada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, dentro da proposta de novo Pacto Federativo. Na Campanha gaúcha, a medida atingiria as cidades de Aceguá e Pedras Altas.

Os requerimentos de autoria da deputada Fran Somensi (Republicanos), Eduardo Loureiro (PDT) e Vilmar Zanchin (MDB), conforme a Agência de Notícias ALRS, foram aprovados por unanimidade e serão unificados na data, que poderá ser definida em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que, nos dias 25 e 26 de novembro, estará realizando, em Porto Alegre, evento para tratar dessa e outras questões do municipalismo.

O assunto, que tem mobilizado os deputados em agendas no interior do Estado, gerou debates a respeito da penalização que poderá ser imposta aos pequenos municípios, resultado de distorção da proposta governamental. Conforme Eduardo Loureiro, trata-se de uma proposta simplista e generaliza a dificuldade de arrecadação, uma vez que dados da Confederação Nacional dos Municípios apontam que 82% dos municípios não alcançam os 100% de arrecadação própria.

O deputado Vilmar Zanchin (MDB) alertou para o impacto da PEC 188/2019 e a possível extinção de 226 municípios no RS, ponderando que está em curso a ideia de que provocam prejuízo aos cofres públicos quando, na verdade, as emancipações promoveram o desenvolvimento regional. Já o deputado Valdeci Oliveira (PT) defendeu o debate da reforma tributária e o não à extinção de municípios, uma vez que as emancipações provocaram a melhoria da prestação dos serviços à população nos antigos distritos, distantes das sedes e desassistidos, em sua maioria. A deputada Kelly Moraes (PTB) apontou o risco de retrocesso e sérios prejuízos mais tarde, justificando a importância do debate.

Reforma tributária
Presente na reunião, o deputado federal Ronaldo Santini (PTB) anunciou a realização, na Assembleia Legislativa, dia 29 de novembro, pela manhã, de audiência pública da Comissão da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados, com a presença do relator da matéria, deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP). O evento será conjunto com a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. Conforme o parlamentar, o encontro permitirá a avaliação dos efeitos no RS da proposta em debate no Congresso Nacional. Santini também comentou a possibilidade de extinção de municípios, medida simplista diante do que se propõe o novo pacto federativo. Disse que será justamente nas regiões de maior desenvolvimento do estado que os municípios emancipados poderão retornar à condição de distritos. Embora a maioria da bancada federal gaúcha tenha posicionamento contrário ao tema, Santini alertou que o RS será o estado mais prejudicado e precisará de força política para reverter o propósito da PEC.

Questionamentos
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, fez longa exposição aos deputados, durante o espaço de Assuntos Gerais, a respeito da repercussão da PEC 188/2019. Ao lado do presidente da Famurs, Eduardo Freire, o dirigente municipalista detalhou a 'ameaça' que paira sobre os 1.252 municípios enquadrados pela PEC, com menos de cinco mil habitantes e arrecadação inferior a 10% do total arrecadado. Descartou a ideia corrente de que se trata de má gestão: "82% dos municípios do país não alcançam o índice de 10% em tributos próprios, inclusive as capitais".

A complexidade tributária está gerando um discurso equivocado, segundo ele. "Alguém vendeu essa ideia ao governo de que extinguindo município vai resolver a situação tributária", afirmou Aroldi. Outra versão corrente é de que 95% da arrecadação dessas localidades é destinada às despesas com cargos eletivos que, conforme a CNM, destinam 5% para esse tipo de despesa. Partidário da reforma da Previdência e outras iniciativas do governo federal, ele considera incorreta a afirmação de que a proposta promoverá melhoras na questão fiscal. A entidade promoverá mobilização nacional nos dias 3 e 4 de dezembro em Brasília, com a presença dos 1.252 municípios para debater com os senadores e deputados federais.

O presidente da Famurs, Eduardo Freire, cobra o protagonismo do municipalismo na discussão do novo pacto federativo. "Como pode chegar a proposta no Congresso onde mais da metade foi surpreendida pela proposta", questionou o prefeito de Palmeira das Missões. Disse, ainda, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, "não poderia promover um erro desses e comparar territórios diferentes para colocar em risco a metade dos municípios do país". Para Dudu Freire, a ideia carrega o discurso da criminalização da política, "calculam que reduzindo prefeitos e vereadores a economia vai melhorar".

Freire anunciou, para os dias 25 e 26 de novembro, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, encontro da Famurs com os prefeitos e lideranças políticas para tratar desse assunto e outros, como as pendências estaduais com a saúde. Os deputados avaliam a possibilidade de promover em conjunto com a entidade a audiência pública aprovada hoje para discutir a PEC 188/2019.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br