MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Secretário do Meio Ambiente aposta na atualização do plano de gerenciamento de resíduos

Publicada em 13/11/2019
Secretário do Meio Ambiente aposta na atualização do plano de gerenciamento de resíduos | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Becker adianta metas de gestão à frente da Semapa

A atualização do plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos representa uma das principais metas de gestão do novo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa). “A partir dele, podemos estabelecer toda a cadeia, da coleta seletiva à destinação final. É o balizador de todas as políticas ambientais. É, também, um instrumento para acessar recursos federais. Por isso é tão importante”, justifica Cristian Becker.
A legislação que estabelece o planejamento municipal foi aprovada em 2015. A atualização, como define Becker, é tratada pela equipe técnica da pasta, a quem o novo secretário não poupa elogios. “Todos foram muito receptivos, demonstrando comprometimento e não medindo esforços para que esse elo entre população e governo seja ampliado”, salienta, ao destacar a atuação do quadro, no processo de licenciamento da barragem da Arvorezinha
Becker, que tem bacharelado em Ciência Política, especialização em Inovação em Gestão Pública e é Técnico Ambiental em Biocombustíveis, é filiado ao PSDB. Ele atuou como chefe de gabinete na Câmara de Vereadores, exerceu a função de diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), atuando, ainda, como de secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste) Pampa Gaúcho. Antes de ocupar a pasta, exerceu o cargo de assessor do gabinete do vice-prefeito.

Primeiro escalão
A nova função foi assumida na semana passada, quando o prefeito Manoel Machado, do PSL, formalizou as primeiras mudanças no primeiro escalão. Na prática, a nomeação de Becker amplia a representação do PSDB, que passa a responder por duas pastas. O MDB permanece com a SDI, onde Alencar Dal Molin assumiu o posto ocupado por Bayard Paschoa Pereira desde o início do governo. A próxima mudança deve ocorrer na Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan). O titular pasta, Eduardo Deibler, liderança do MDB, decidiu deixar o cargo, mantendo, porém, o apoio à administração municipal.

Planejamento
O titular da Semapa adianta que já deliberou, junto à equipe técnica da Secretaria, sobre assuntos cruciais para a pasta, a exemplo do Aterro Sanitário. Em setembro, o Executivo concluiu um processo licitatório para definir a empresa responsável pelo laudo geológico da área onde está prevista a construção da sexta célula.
Becker salienta que os resíduos continuam sendo encaminhados para Candiota, destacando que a gestão da estrutura de Bagé também será definida pelo plano de gerenciamento integrado. “Precisamos estabelecer as condicionantes para o correto manejo. O aterro é uma parte importante deste processo”, garante.
A renovação do parque arbóreo também é apontada como uma estratégia de gestão. “É um dos principais mecanismos de compensação ambiental, frente à utilização de combustíveis fosseis. Precisamos fazer com que a cidade estabeleça metas para isso, por que harmoniza o ambiente, ajuda a aclimatação e melhora as condicionantes da fauna”, enumera.

Foco na educação
A educação ambiental ocupa lugar de destaque na pauta do novo secretário. O trabalho deve ser desenvolvido em diferentes frentes de atuação. O destaque fica por conta da demanda associada à gestão de recursos hídricos. “É um trabalho que precisa ser desenvolvido de forma permanente, junto às comunidades ribeirinhas dos arroios (Bagé, Tábua, Perez e Gontan). Um dos principais problemas que enfrentamos, ao longo de décadas, é a ocupação de áreas de preservação e o descarte de resíduos. A população tem uma grande função, junto com o poder público, evitando a supressão de vegetação e preservando as matas ciliares. Isso tem relação direta com a preservação da fauna e da flora. É uma questão que será tratada dentro das perspectiva da educação ambiental”, explica.
A limpeza urbana representa outro foco do processo educacional proposta por Becker. “Precisamos ter a consciência de que não podemos descartar lixo em lugares inadequados. Isso é um problema para a infraestrutura e para a drenagem urbana”, argumenta, ao exemplificar condições registradas no centro da cidade, principalmente aos finais de semana. “O setor de fiscalização vai atuar despertando a consciência ecológica da população, que precisa fazer sua parte. Os empreendedores também entram nesta discussão”, pontua, ao destacar ‘a importância das empresas adotarem os ecopontos (coletores seletivos de resíduos)’ e ‘incentivarem a redução do uso de sacola plástica’. “Queremos um uma fiscalização educativa, feita, basicamente, pelas mídias digitais, evitando papel”, reforça.

Parque Natural
A consolidação do Parque Natural Municipal do Pampa, classificado como ‘grande conquista em termos de preservação’, também é destacada pelo secretário. Ao reconhecer a atuação do biólogo Zeno Freitag, para o desenvolvimento do projeto, Becker observa que, através da unidade de conservação, será possível receber recursos oriundos de compensação da barragem da Arvorezinha. O secretário revela, ainda, que através da estrutura, em 2020, a cidade deve sediar um evento estadual voltado à capacitação de gestores de unidades de conservação.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br