MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Programa de Arborização Urbana instalará QR Codes na Praça do Coreto

Publicada em 14/11/2019
Programa de Arborização Urbana instalará QR Codes na Praça do Coreto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Espaço será o terceiro com aplicativo na cidade

Criado em 2014, o Programa de Arborização Urbana é fruto da junção de várias instituições, cujo propósito é estimular a educação ambiental, com foco no jovem. Uma das iniciativas é a instalação de QR Codes em praças da cidade. No dia 21, o trabalho envolverá a Praça do Coreto. A tecnologia reunirá informações das árvores existentes no espaço. O acesso também disponibilizará vídeos em Libras para acessibilidade de surdos. Para que o visitante se guie, haverá um totem central, com o mapa de localização de todas as árvores identificadas, com a lista também em braile.
Conforme a coordenadora do projeto, Ketleen Grala, para que fosse viabilizada, a etapa teve o apoio do comércio que fica no entorno da Praça do Coreto, como Hotéis Obino; Illustra Comunicação Visual, Óptica Futura; Eleganci Paris; C.C. Corretora de Seguros; Fenícia Hotel; Bazar Elaine e Espaço Disparatty. "O projeto é uma relevante ação de responsabilidade social. No momento em que empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, demonstrando uma gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros e comunidade em que está inserida", enfatiza.
Durante os cinco anos de atividades, Ketleen ressalta que o programa desenvolveu ações de pesquisa com a produção do Inventário de Arborização Urbana; Educação Ambiental; inovação tecnológica e estudos de aspectos históricos das árvores e seu significado junto à comunidade. "Os resultados do inventário arbóreo demonstraram um preocupante panorama das condições do parque arbóreo das cidades, com altos índices de comprometimento na zona urbana. Assim, o trabalho de Educação Ambiental propõe uma perspectiva de mudança de atitudes da comunidade, em relação ao cuidado com as árvores", pontua.

Números da iniciativa

O uso do QRCode na arborização urbana tornou-se uma marca registrada do programa. O projeto-piloto foi a implantação do código na Praça das Carretas, em 21 de setembro de 2016, com a identificação de 23 espécies. Em 21 de outubro de 2018, a implantação da tecnologia abrangeu a Praça da Estação. Iniciativa que também contou com apoio de empresários do comércio local. E, em 2019, com a Praça do Coreto, Ketleen destaca como diferencial o trabalho voltado para a inclusão social, com a possibilidade de interação por deficientes auditivos e visuais, com as informações das espécies existentes no espaço.
Para o futuro, ela adianta que a meta do projeto é que os QR Codes sejam instalados nas praças que foram submetidas ao inventário arbóreo local. Ou seja, ainda restam sete. Para isso, a coordenadora que ressalta que o Programa de Arborização Urbana está em busca de recursos, junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), mediante Fundo Municipal de Meio Ambiente. "Isso para que toda a comunidade possa ter acesso as informações sobre as árvores de nossa cidade, sensibilizarem-se e proteger esse importante patrimônio. Também almejamos compartilhar essa experiência com outros municípios para que possam implantar em suas cidades", conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br