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Comércio se prepara para a Black Friday
Na última semana, a Fecomércio divulgou o resultado da pesquisa de Final de Ano. Um dos destaques deste ano é o crescimento da intenção de consumo para o Natal já na Black Friday, que acontece no próximo dia 29, mas que já conta com inúmeras promoções espalhadas pelo comércio.
A data é tradicionalmente americana, mas há uma década vem ganhando força no Brasil, tanto para comércio eletrônico quanto em lojas físicas. Prova disso é que várias lojas, principalmente grandes redes, já iniciaram as promoções, com descontos progressivos e flexibilidade de negociação.
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, 50,9% do total dos entrevistados relatou que pretende fazer compras neste período. Deste total, 43,9% do total dos consumidores pesquisados afirmaram que devem aproveitar a ocasião para garantir as compras de Natal. Ou seja, parte da injeção na economia do comércio que geralmente acontece em dezembro, neste ano será antecipada para novembro.
Presidente do Sindicato dos Lojistas de Bagé, Nerildo Lacerda conta que, apesar de não ter sido realizado um levantamento oficial com o empresariado local, o comércio da cidade está em processo de preparação para a data. "É uma oportunidade de ganho nesta situação que ainda está muito parada. O comércio ainda não está a pleno vapor, a população continua retraída em razão da crise", destaca.
E a crise econômica deve ser um fator agravante neste final de ano. Lacerda aponta que as medidas do governo de Eduardo Leite, como os salários atrasados e previsão de disponibilização de 13º salário apenas através de financiamento no Banrisul, podem desanimar a população. "É preciso que os lojistas façam um marketing mais forte para a data e apresentem valores diferenciados para se destacarem e se tornarem mais competitivos", pondera.
Expectativa para o Natal
De qualquer forma, a grande aposta do comércio é para o Natal, já que a pesquisa apontou que os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 512,70. O gasto feminino, como apontado em pesquisas anteriores, deve ser menor do que o masculino. Enquanto mulheres devem gastar em média R$ 437,46, os homens devem gastar R$ 593,01.
A pesquisa foi realizada entre 21 e 25 de outubro com 385 consumidores em cinco cidades do Estado: Porto Alegre, Santa Maria, Ijuí, Caxias do Sul e Pelotas, e aponta o perfil do consumo motivado pelas festas de fim de ano.