MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Novembro Roxo

Publicada em 18/11/2019
Novembro Roxo | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
página 2 ou 3

No domingo, dia 17 de novembro, foi o Dia Mundial da Prematuridade, data que assinala dados como o que um em cada 10 bebês nasce prematuro. Neste período, é desenvolvido o Novembro Roxo, um mês destinado à promoção de ações que chamem a atenção para o assunto.

Em Bagé, a ação é realizada no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal da Santa Casa de Caridade de Bagé. E, nesta edição, a médica especialista em Neonatalidade, pediatra chefe da UTI Neonatal da Santa Casa de Bagé, Cledinara Salazar, explica, em detalhes, o que é a Prematuridade.

O que é prematuridade?

Neste ano, o tema central da campanha do Novembro Roxo estimula a doação de leite materno, tendo em vista que este pode salvar vidas.

Segundo Cledinara, a cada 30 segundos um bebê morre em consequência do nascimento antecipado. A média mundial de nascimentos de prematuros é de 10%. No Brasil, segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa de prematuridade é de 12%, quase duas vezes superior à observada nos países europeu.

Os estados com maior prevalência de prematuridade são Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os mineiros lideram o ranking de nascimentos com 12,9% e são seguidos por São Paulo e Distrito Federal, que dividem o segundo lugar com um percentual de 12,6% de nascidos prematuros.

“Na nossa região, os bebês de baixo peso a taxa oscila em torno de 11,5%, sendo que os bebês de muito baixo peso, isto é abaixo de 1500g a taxa é de 2%”, explica a médica.

Cledinara destaca que o parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade. E o Brasil é o 10° país no ranking de prematuridade. “Com informação e sensibilização, podemos mudar esse cenário”, ressalta. Conforme a especialista, essa data é celebrada com o intuito de lembrar do prematuro, aumentar a visibilidade sobre o assunto, e, acima de tudo, pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.
Evidenciar a importância da assistência médica adequada aos bebês e a prevenção do parto prematuro quando possível, a partir de um pré-natal completo, maior atenção as UTIs Neonatais. “A experiência da prematuridade para os pais e familiares é uma montanha-russa de emoções. Há muita luta até que seu pequeno esteja em casa, finalmente nos braços de seus pais”, complementa a profissional.

Cledinara comenta que a verdade é que, todos os dias, nas UTIs neonatais mundo afora, a saúde insiste em vencer a doença e a vida insiste em vencer a morte. “Porque os bebês prematuros são a maior prova de que milagres acontecem, e bem diante dos nossos olhos. Para tais ações, é necessário o tratamento com uma equipe multidisciplinar, composta de médicos pediatras, nutricionista, assistente social, psicóloga, oftalmologista e fisioterapeuta”, frisa.

12 ideias para se engajar no Novembro Roxo

1. Coleta de doações para UTIs Neonatais

Itens de higiene como fraldas, lenços umedecidos e pomadas são sempre bem-vindos pelas famílias de recém-nascidos carentes. Então, que tal juntar algumas doações em sua empresa e levar para uma UTI Neonatal pública de sua cidade?

2. Distribuição de material informativo.

A ONG disponibiliza materiais informativos sobre prematuridade para download gratuito. Já pensou em enviar aos seus colegas de trabalho ou deixar na caixa de correio dos seus vizinhos? Nosso flyer do Dia Mundial da Prematuridade traz dados de prematuridade que podem ajudar a esclarecer o porquê esse tema precisa ser trazido à tona. Todo ano, um milhão de bebês morrem em decorrência do parto prematuro no mundo.

3. Email / comunicado interno

Converse com o seu gestor para enviar aos colaboradores da sua empresa, ou peça para seu síndico disparar um e-mail falando sobre a data, sugerimos o seguinte:

Título: "O Novembro é Roxo pelos bebês prematuros!"

Corpo do email: "O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. E o Brasil é o 10° país no ranking de prematuridade. Com informação e sensibilização podemos mudar esse cenário! E, para isso, contamos com você. Novembro é o mês internacional de sensibilização para a causa dos bebês prematuros e o dia 17 de novembro o Dia Mundial da Prematuridade. Vista-se de roxo no dia 17 e compartilhe suas fotos nas redes sociais usando as hashtags #DiaMundialdaPrematuridade e #NovembroRoxo"

4. Decoração para o #NovembroRoxo

Decore sua casa, seu prédio, o refeitório da sua empresa. Tudo é válido! Balões, cataventos, fitas. O importante é o roxo estar presente!

5. Fitinha roxa durante o mês de novembro

Sabe aquelas fitinhas mimosas presas por uma joaninha no blaser ou camiseta? Que máximo seria se todos usassem esse símbolo do Novembro Roxo preso à roupa durante todo o mês, para lembrar a causa dos bebês prematuros!

6. Vestindo roxo no dia 17

Dia 17 de novembro é o nosso grande dia! Dia de mobilizar o mundo on e off-line para falar de prematuridade e parto prematuro. E vestir roxo nesse dia é uma demonstração de apoio à causa! Pais, familiares, cuidadores de prematuros e simpatizantes: vistam-se de roxo no dia 17 e compartilhe suas fotos nas redes sociais usando as hashtags #DiaMundialdaPrematuridade e #NovembroRoxo"

7. Engajamento nas redes sociais

Além de compartilhar suas fotos e de sua família e amigos usando roxo, ajude a dar mais força para o tópico compartilhando os posts da ONG. Nosso site: www.prematuridade.com e nossos perfis nas redes sociais são @prematuridadepontocom no Instagram e Facebook.com/Prematuridade.

8. Café-da-manhã educativo

Uma outra sugestão seria organizar um café-da-manhã para seus colegas e amigos, e, nesse momento, apresentar dados sobre prematuridade, seja através de slides (que disponibilizamos aqui) ou através de vídeos, como esses.

9. História real de prematuridade

Quase todo mundo conhece alguém que conhece alguém que teve um bebê prematuro, certo? A prematuridade está presente em 1 a cada 10 nascimentos! Então que tal convidar um pai ou uma mãe que tenha passado por essa experiência para contar sua história de prematuridade? Histórias reais sensibilizam muito mais do que simples dados e números!

10. Cartilha "Cuidados com o Prematuro"

Conhece alguém que tem um bebê prematuro? Certamente essa família irá gostar da cartilha educativa "Cuidados com o Bebê Prematuro – orientações para as famílias", que fala de todos os cuidados diários do bebê após a alta: alimentação, troca de fraldas, banho, cuidados especiais, entre outros. Disponível para download no nosso site.

11. Palestra sobre prematuridade

Chame a ONG Prematuridade.com para falar sobre prematuridade na sua empresa, escola, hospital, universidade, vizinhança! Mande um email para contato@prematuridade.com

12. Iluminação de prédios com a cor roxa

Empire State, em Nova Iorque. Niagara Fallas, no Canadá. Portão de Brandemburgo, na Alemanha. Esses e milhares de outros marcos, monumentos e prédios históricos em todo o mundo são iluminados de roxo em alusão à prematuridade durante o Novembro Roxo. Nós, 10º país no ranking de prematuridade, precisamos que iluminar cada cantinho do país, para levantar mais debates sobre esse tema. Tem o contato de alguém que possa ajudar nessa iniciativa? Juntos podemos pintar o país de roxo!

 

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br