ANO: 26 | Nº: 9492
18/11/2019 Fogo cruzado

PSL alcança representação em todas as cidades da região

Com filiação registrada em Hulha Negra, o Partido Social Liberal (PSL) agora marca presença em todas as cidades da região. Além das 106 filiações contabilizadas em Bagé, a sigla registra filiados em Candiota, Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Pinheiro Machado.
Fundado em 1994, o PSL só obteve registro definitivo em 1998, sob a presidência de Luciano Bivar. O pleito presidencial de 2018 foi o segundo do partido. Em 2006, o próprio Bivar disputou o cargo, tendo como vice Américo de Souza.
Prefeitura
O prefeito de Bagé, Manoel Machado, 65 anos, que assumiu o cargo em setembro, após afastamento do prefeito Divaldo Lara, do PTB, é o único representante do PSL em cargo Executivo na região. Ele também preside o diretório municipal. Em 2016, Uidson Ricardo Santos dos Santos (Zoinho) disputou a prefeitura pela legenda, mas a candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral porque o diretório municipal da sigla não estava vigente.
Evolução
Antes das eleições de 2018, que conduziu o então representante do PSL, Jair Bolsonaro, à presidência da República, o partido, de acordo com as estatísticas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não tinha filiados em Aceguá, Candiota e Hulha Negra. Em Dom Pedrito, que hoje totaliza 20 correligionários da sigla, havia apenas três filiações; enquanto Bagé totalizava 28. Na semana passada, o presidente anunciou sua desfiliação do PSL, movimento que também deve refletir nos números de diretórios na região.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...