MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Museu da Gravura Brasileira inaugura hoje exposição "Fluxos - Migrações Poéticas"

Publicada em 20/11/2019
Museu da Gravura Brasileira inaugura hoje exposição
Exposição do bajeense terá abertura no final da tarde de hoje

A partir das 18h30min de hoje, os bajeenses terão a oportunidade de conferir o trabalho do conterrâneo Bruno Tamboreno, no Museu da Gravura Brasileira, mantido pela Fundação Attila Taborda. A primeira exposição individual do artista na cidade, "Fluxo – migrações poéticas" permanece aberta para visitação até 20 de dezembro.

Natural de Bagé, o artista visual atua e reside em Porto Alegre, onde é Mestrando em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Artes visuais pela mesma instituição. Desenvolve seu processo criativo na prática de atelier investigando a linguagem da gravura, do desenho e da fotografia.

Esta é a segunda exposição de Tamboreno na Rainha da Fronteira e a primeira individual aqui, já tendo participado de exposição coletiva na Casa de Cultura anteriormente. "Muitas das obras foram produzidas especialmente para esta exposição. Aqui me sinto mais à vontade para mostrar alguns experimentos com gravuras, que também tem mais a ver com a proposta do museu", destaca.

Em Fluxo, o artista apresenta cerca de 10 obras, desenhos e gravuras, trabalhadas a partir de chapas de alumínio. As gravuras, na técnica chamada litografia waterless, são impressas em papel japonês, onde o artista realiza colagem sobre placas preparadas com desenhos feitos com grafite, ponta seca, tinta e nanquim.

Nestas peças, conforme explica a curadora, Ana Paula Caneda, "Tamboreno recria cenários urbanos sob uma perspectiva de cima da cidade. Com as fotografias, cria uma coleção de cenas contemporâneas que são referências para as gravuras. Um processo criativo que passa pela fotografia, intervenções digitais, transferência de imagens, produção da matriz e impressão".

Além disso, durante a exposição, a obra do artistas dialoga com o material de outros bajeenses destacados no campo das artes visuais: o Grupo de Bagé, formado por Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar. Estas obras estarão expostas concomitantemente, pertencentes ao acervo próprio do Museu da Gravura.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br