MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Professor da Urcamp ministra oficina em seminário sobre patrimônio na Argentina

Publicada em 20/11/2019
Professor da Urcamp ministra oficina em seminário sobre patrimônio na Argentina | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Marcelo David apresentou e evidenciou os aspectos arquitetônicos, exemplificando com elementos locais de Bagé

Docente do curso de Arquitetura da Urcamp, Marcelo David participou, na semana passada, do 2º Seminário Internacional sobre Preservação do Patrimônio Cultural no Território Trinacional – II SIPPAT, que aconteceu em Puerto Iguazu, na Argentina.
A segunda edição do evento reuniu estudiosos e técnicos para lançar um olhar mais aprofundado sobre o patrimônio cultural da região através de temas como preservação do patrimônio e história oral, além da cultura guarani, muito presente na tríplice fronteira (Foz do Iguaçu, Ciudad de Leste e Puerto Iguazu). O objetivo do seminário é promover a aproximação e colaboração mútua e intercâmbio de experiências e conhecimento entre pessoas que investigam a temática na região trinacional, englobando Paraguai, Brasil e Argentina.
David, que participou das duas edições, conta que o evento surgiu como produto da tese de doutorado do arquiteto Cláudio Renato Mello, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que também foi o responsável pelo convite para a oficina Taller de Maquetas, ministrada por Pereira. "Durante a montagem do primeiro evento, as maquetes dos alunos da Arquitetura da Urcamp chamaram a atenção do colega organizador", conta.
Na oficina, David apresentou e evidenciou os aspectos arquitetônicos, exemplificando com elementos locais de Bagé. Contudo, para a parte prática da confecção das maquetes, foram escolhidos prédios de Puerto Iguazu, com características próprias daquela região. Foram representadas a Escola 615, Intendência do Parque Nacional Iguazu, Comissaria de Polícia e Casa dos Trabalhadores do Parque Nacional.
O arquiteto destaca que as maquetes foram feitas pelos 26 participantes do Seminário, interessados em Cultura e Patrimônio, nenhum deles profissional da área ou estudante. "Eles aprenderam tudo do zero, desde o uso da escala e esquadros. E tudo isso em apenas três manhãs", conta.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br