MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Segunda etapa da vacinação contra o sarampo deve atingir 9 mil bajeenses

Publicada em 20/11/2019
Segunda etapa da vacinação contra o sarampo deve atingir 9 mil bajeenses | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foco desta vez são os adultos de 20 a 29 anos

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira. O foco são os adultos jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Em Bagé, conforme informações da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam cerca de nove mil pessoas nesta faixa etária.
De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, todas as unidades de saúde do município já estão imunizando o público-alvo, adultos de 20 a 29 anos. Essa população deve receber duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre as doses.
Conforme a coordenadora, Tatiana Miranda, a cobertura vacinal diminui as chances de propagação do sarampo. Ela destaca que o cuidado não beneficia apenas o indivíduo, mas todos com quem ele obtiver contato. “A rede pública disponibiliza gratuitamente a vacina, com o componente sarampo, para a população de seis meses a 49 anos de idade. A vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola”, frisa.
A coordenadora informa que o Dia D Mobilização Nacional vai acontecer em 30 de novembro, quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h. A unidade móvel estará posicionada na Praça Silveira Martins (Coreto), das 9h às 17h.
Na primeira fase da Campanha Nacional contra o Sarampo, que aconteceu no mês de outubro, a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos foi de 101,7% e, em menores de um ano, o índice chegou a 98,3% crianças vacinadas.

Atualização da carteira
Segundo a responsável pelo setor de imunização das 7ª CRS, Lívia Faria Barbiero Rolim, todas as pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos, independente de já ter sido vacinada ou não, precisam comparecer ao posto de saúde para atualização de dados na Carteira de Vacinação. Segundo ela, todo o processo foi informatizado e é importante conferir se os dados já foram computados.

Transmissão
A transmissão ocorre entre quatro e seis dias antes e após o aparecimento do exantema (lesões cutâneas). Segundo o Ministério da Saúde, 90% das pessoas contraem a doença ao entrar em contato com alguém contaminado, objetos reutilizados e/ou secreções. A doença dá imunidade definitiva, não sendo necessário tomar a vacina.

Sintomas
Uma vez constatado o contágio, o período de incubação é de 10 dias (7 a 18) até o aparecimento dos primeiros sintomas. Poucos dias após a contaminação, iniciam-se as lesões de pele, geralmente localizadas no tronco. Tosse, coriza, vermelhidão nos olhos e febre também estão entre os sintomas da doença.

Tratamento
Não existe tratamento específico para o sarampo. Recomenda-se a administração da vitamina A em crianças, com o objetivo de impedir o agravamento da doença para um quadro fatal.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br