MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cpers contabiliza paralisação, total e parcial, de 39 escolas na região

Publicada em 21/11/2019
Cpers contabiliza paralisação, total e parcial, de 39 escolas na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alunos e professores realizavam atos no centro e na Câmara

Das 58 escolas da rede estadual que integram o 17º Nucleo do Cpers, nos municipios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Caçapava do Sul, 39 instituições aderiram a mobilização contra os pacotes propostos pelo governador Eduardo Leite. O levantamento da entidade que representa os professores, divulgada ontem, aponta que 19 estão com paralisação total e 20 parcial. Já o relatório divulgado pela Secretaria de Educação do Estado, na noite de terça-feira, estima que o número de escolas paralisadas chega a 19 na área de abrangência.

O levantamento realizado pelo Cpers, na terça-feira, em 37 dos 42 núcleos do Sindicato, aponta que pelo menos 601 instituições de ensino já aderiram totalmente à mobilização no Estado e 575 atendem apenas parcialmente, com severa falta de educadores.

O Cpers estima que cerca de 70% dos trabalhadores da educação engajaram-se na greve. "É um movimento crescente. Como muitas das escolas grevistas são as maiores de suas regiões, o percentual da categoria que cruzou os braços é seguramente mais elevado", afirma a presidente, Helenir Aguiar Schürer.

Segundo a diretora do 17º Núcleo do Cpers, Delcimar Delabary, diversas instituições ainda realizam reuniões para deliberar a participação na greve e a tendência é que haja novas adesões durante a semana.

Mobilização

De acordo com Delcimar, a partir das 9h de hoje, haverá uma concentração do comando de greve, na Praça da Estação. Ela ressalta que, durante a semana, foram realizadas conversas com pais e alunos das escolas para mostrar os motivos da paralisação. “Agora, queremos que a população saiba da gravidade do pacote proposto pelo governo”, disse.

A diretora informa que a próxima Assembleia Geral da categoria está marcada para a próxima terça-feira, às 13h30, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. Na segunda-feira, o grupo do 17º Núcleo deve se reunir para realizar o balanço da primeira semana de greve e discutir as ações de mobilização.

Apoio do Legislativo

Na manhã de ontem, alunos e professores da rede estadual de ensino, que realizavam uma manifestação na Avenida Sete de Setembro, foram até a Câmara de Vereadores, na busca de apoio do Legislativo contra os projetos de alteração no plano de carreira. Mesmo sem ser um ato programado e agendado, os manifestantes foram recebidos no Plenário Lígia Almeida, pelo presidente da Câmara, Esquerda Carneiro, e demais parlamentares que se encontravam na casa.

Em manifestação na tribuna, a professora, Vanessa Marques, falou sobre a situação a qual os professores se encontram. “Nós estamos em um momento que a gente chegou na lama do poço, nós não estamos nem no fundo do poço, nós estamos na lama”, argumentou se referindo sobre os salários atrasados.

O estudante da Escola Justino Quintana, Maiquel Tierre, também se manifestou. “Nenhum de nós está aqui forçado pelos nossos professores, nenhum de nós está aqui contra a nossa vontade. Eu digo aos senhores que, por favor, apoiem os nossos professores porque se hoje nós estamos aqui é porque eles merecem”, alegou.

Carneiro salientou a legitimidade da manifestação. “Digo, em nome de todos os vereadores, que estaremos sempre de portas abertas para recebê-los naquilo que temos como direito do trabalhador. A causa de vocês é justa. É justo é por dignidade que vocês estão aqui e naturalmente todos os vereadores apoiam esta causa”, destacou.

O chefe do legislativo também falou sobre a Moção de Protesto e Repúdio contra os projetos alcunhados pelo Executivo Estadual de “Reforma Estrutural”, que compreendem alteração no Plano de Carreira do Magistério Público, a qual foi assinada por todos os vereadores e enviada à Assembleia.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br