MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Secretária busca articulação para incluir escolas bajeenses no programa cívico-militar

Publicada em 23/11/2019
Secretária busca articulação para incluir escolas bajeenses no programa cívico-militar | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"Não sabemos o que de fato aconteceu”, disse Adriana

Fora da lista de cidades selecionadas para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2020, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), na quinta-feira, 21, Bagé busca, através da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional, uma ‘articulação para tentar reverter a situação’. A mobilização, confirmada pela secretaria Adriana Lara, inclui contatos com deputados estaduais e federais.
A titular da pasta afirma que foi surpreendida negativamente pela listagem, destacando que havia recebido aval do governo federal, em agosto. “Estávamos contando com a adesão. O ministro da Educação (Abraham Weintraub) se comprometeu que Bagé estaria na lista das cidades que iriam aderir. Não sabemos o que de fato aconteceu”, lamenta.
Durante o anúncio das cidades selecionadas, o secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Carlos Macedo, explicou que foram priorizadas escolas em capitais e regiões metropolitanas, considerando a perspectiva do acesso a um número maior de estudantes. A adesão garante, a cada escola, o repasse de R$ 1 milhão do governo federal.
Dezenove escolas estão localizadas na Região Norte; 12 na Região Sul; 10 na Centro-Oeste; 8 no Nordeste; e 5 no Sudeste. Piauí, Sergipe e Espírito Santo ficaram de fora. No Rio Grande do Sul, o programa contempla Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, e Caxias do Sul, na Serra, além de Alegrete e Uruguaiana, duas cidades de fronteira.

Manutenção garantida
Criado por lei municipal, o programa “Escolas Cívico-Militares”, que contempla a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Severiano da Fonseca, no bairro Castro Alves, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, no bairro Getúlio Vargas, não deve ser alterado. As estruturas já estão funcionando, inclusive com monitores.
Adriana destaca que a pasta manterá as escolas. A secretária salienta, porém, que o município deve buscar recursos federais, principalmente para a ampliação das instalações. “Estamos nos movimentando para poder solucionar este equívoco. Prefiro classificar assim”, reforça, fazendo referência à ausência de Bagé na lista de cidades que aderiram ao programa federal.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br