ANO: 26 | Nº: 6526
25/11/2019 Esportes

Bajeense, Michel Lugo avalia conflitos em Hong Kong

Foto: Patrick Photography/Especial JM

Atleta destaca clima em solo asiático
Atleta destaca clima em solo asiático
Há meses, as ruas de Hong Kong têm sido palco de uma onda de protestos contra medidas do governo. Os atos tiveram como pontapé inicial, em junho, a divulgação de um projeto de lei que permitiria a extradição, para a China, de suspeitos de crimes. A proposta, para os opositores, poderia acarretar em julgamentos injustos e servir como alicerce para que o gigante oriental passasse a exercer cada vez mais influência no território de Hong Kong. Desde então, outros temas acabaram também sendo colocados em pauta. Consequentemente, novos atos violentos ocorreram nos meses seguintes.
Naturalmente, a crise política abalou diversos setores do país. E o futebol foi um deles. O campeonato nacional de Hong Kong, por exemplo, que tinha iniciado na primeira semana de setembro, teve somente cinco rodadas realizadas. E dentro desse contexto há o atacante bajeense Michel Lugo, de 32 anos. Jogador do Tai Po, Lugo tem testemunhado de perto a instabilidade política-social vivida no país asiático.
Em contato com o jornal MINUANO, o bajeense falou sobre o clima que tem envolvido a população. Entretanto, por mais instável que o cenário esteja, adianta que isso não tem causado problemas graves aos estrangeiros, a incluir ele. "Estão destruindo muitas coisas, como a estação de trem. Por isso, o transporte está bem afetado. Mas isso é assunto deles. Estão lutando pelos seus ideais, pelo que acreditam. Então, quem sou eu para dizer se está certo ou errado? Para mim e minha família, não há nenhum problema, até porque não somos daqui. Apenas evitamos ir a lugares onde está ocorrendo protestos. Mas no geral, está tudo bem", conta.
Contudo, no ambiente do futebol, Lugo confirma o cancelamento de diversos jogos do campeonato nacional. Inclusive, até o momento, não há perspectivas concretas para reorganização da tabela e remanejamento das rodadas que não foram cumpridas. Até o momento, o bajeense participou de somente cinco jogos na temporada 2019-2020.

A trajetória do atacante

Nos cinco jogos realizados, Lugo marcou dois gols. Até o meio do ano que vem, o Tai Po estará dividido entre Premier League de Hong Kong; Copa de Hong Kong e com os play-offs da Champions League da Ásia. Na última temporada, Lugo saiu campeão nacional pelo Tai Po, com sete gols marcados em 17 partidas.
Criado no bairro Stand, o atacante está em Hong Kong desde 2013, quando assinou com o Sun Hei. Em seu primeiro ano, fez 10 gols e terminou como artilheiro do time. Devido ao retrospecto, foi contratado, em 2014, pelo Eastern, onde permaneceu até 2018. No clube, levantou a taça por três ocasiões e entrou na lista dos 11 melhores da competição. A carreira internacional de Lugo também abrange a série A de Portugal, quando atuou pelo Paços Ferreira, em 2012. Em solo gaúcho, jogou por Guarany, Bagé, Inter-SM, Esportivo e União Frederiquense.

As reivindicações dos manifestantes

Conforme informações publicadas pela BBC Brasil, após diversos protestos, a líder de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou que o projeto de lei sobre extradição de criminosos para a China seria suspenso indefinidamente. Contudo, os manifestantes prosseguiram com os protestos, com a exigência de que o projeto fosse derrubado em definitivo. A partir disso, atos violentos começaram a ocorrer. Em julho, houve invasão no Parlamento. Em agosto, um militante foi ferido no olho. No mesmo mês, conforme noticiado no portal, centenas de voos foram cancelados em decorrência dos confrontos.

Ainda conforme a BBC, em setembro, o projeto foi derrubado em definitivo. Entretanto, os manifestantes prosseguiram. Deputado pró-Pequim esfaqueado; tiro à queima roupa de policial em manifestantes; ativistas ateando fogo num homem a favor da China são alguns exemplos dos episódios registrados nas últimas semanas pelo noticiário internacional. Não há previsão para que o impasse da relação entre China e Hong Kong chegue ao fim.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...