ANO: 26 | Nº: 9492
25/11/2019 Cidade

Festa do Churrasco reúne famílias no Parque do Gaúcho

Foto: Tiago Rolim de Moura

Assado oficial ocorreu no domingo
Assado oficial ocorreu no domingo

Um público estimado em mais 30 mil pessoas participou da 16ª Festa Internacional do Churrasco, no final de semana, no Parque do Gaúcho, em Bagé. O evento teve início na sexta-feira e encerrou ontem. A festividade, que já entrou no livro dos recordes como maior churrasco do mundo em suas primeiras edições, comercializou cerca de cinco toneladas de carne, conforme a organização. O assado oficial foi realizado por 50 assadores de oito entidades, os quais geraram a venda de 180 quilos de carne bovina e oito cordeiros.
Durante os três dias, em paralelo, foram realizadas provas campeiras e apresentações artísticas. Uma estrutura de lona (Pavilhão de Eventos), montada na parte alta do Parque, concentrou a área dos shows e a praça de alimentação.

Ponto alto: o assado
O ponto alto do evento foi o assado de chão, realizado por entidades tradicionalistas. Conforme o coordenador do churrasco e assador profissional,  Sebastião Moreira, 37 anos, que ficou responsável  pelos cordeiros, o grupo começou a se preparar no final do ano passado e foram realizadas várias reuniões antes do evento. Para ele, o segredo do assado suculento é o convívio entre os assadores e a troca de experiência. “É um momento de aprendizado”, relata.
Além dele, pela primeira vez, o tradicionalista e radialista, Nércio Pedra, 76 anos, integrou a equipe do assado. Segundo ele, o ideal é gostar do que se faz. “Já assei até no Paraná. É uma família e a gente está sempre aprendendo”, comenta.
A estrutura para o churrasco começou a ser montada no sábado e, devido a chuva de sexta-feira, foi necessário que as equipes tirassem a água das valas. Após, foram colocadas as lenhas para o início do fogo, que foi aceso, logo cedo, no domingo.  

Evento atrai turistas

Uma participação já tradicional na Festa do Churrasco é do grupo de motorhome "Não temos pressa estamos em casa". O encontro deveria contar com mais de 100 veículos, mas, segundo o coordenador, Tide Ferreira, houve dificuldade de conseguir estrutura de água e luz.

Ferreira comenta que, este ano, participaram mais de 15 veículos de Bagé, Dom Pedrito, Aceguá e Pelotas. “Viemos por conta, cada um com água e luz própria. É muito difícil fazer turismo na região. Nós ajudamos a cidade e entidades assistenciais, além de consumir no comércio. Não queremos nada doado, podemos pagar, só precisamos da estrutura”, disse. O coordenador relata que, por várias vezes, tentou o apoio da prefeitura mas não conseguiu. “Adoramos a Festa do Churrasco. Ano que vem vamos tentar novamente”, informa.

Acampamentos

Além do churrasco oficial, o Parque do Gaúcho reuniu centenas de famílias em volta do fogo. Durante o final de semana, era possível encontrar diferentes tipos de churrasqueiras, onde cada acampamento era encarregado do seu assado, seja com lenha, carvão, em churrasqueiras de pedra ou até mesmo as portáteis.
A patroa do PTG Cambona Preta, Rosa Amélia, acampou no Parque do Gaúcho desde quinta-feira. O piquete situado no bairro Morgado Rosa é formado pela família. Segundo ela, a Festa do Churrasco é um momento de confraternização. “Participo desde a primeira edição", atesta.

Avaliação

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, comemorou o que considerou o sucesso da Festa. Ela salienta que, desde sexta-feira, o pavilhão de eventos ficou lotado para os shows. Além disso, houve Exposição do Pampa, com a participação de artesanato de Santana do Livramento, Rosário do Sul, mostras de dança e também as lidas campeiras. "Fizemos um jantar de confraternização para a imprensa e convidados,” relata

Conforme Anacarla, a Festa, assim como a programação artística e cultural, foi toda viabilizada através da empresa CC gestão e produção de ações cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, e Rouanet, com o patrocínio da Ambev e Caixa Econômica Federal.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...