MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Candiota lidera ranking do Caged como município que mais demitiu este ano no Sul do país

Publicada em 26/11/2019
Candiota lidera ranking do Caged como município que mais demitiu este ano no Sul do país | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fim da obra da Pampa Sul motivou desligamentos

O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quinta-feira (21), pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, revelou que Candiota obteve o amargo título de primeira colocada do Sul do Brasil com o maior número de demissões este ano. Ao todo, foram demitidos 2.256 trabalhadores da construção civil.

De acordo com o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, a explicação para este alto número é o término das obras da Usina Termelétrica Pampa Sul. Com a finalização do empreendimento, muitos trabalhadores contratados temporariamente passaram a ser dispensados de forma gradual. “Deste número, já captamos mais de 800 vagas através do Sine, para trabalhos efetivos”, salienta.

Conforme Santos, boa parte desta mão de obra era de trabalhadores de outros municípios e o resultado foi devido à desmobilização da obra. “Isso também mostra que, em outro momento, Candiota também foi o município que mais captou vagas”, enfatiza. O prefeito lembra que todas as contratações são impulsionadas pela Prefeitura, visto que o Sine é mantido pelo município através de parceria com o Estado.

Segundo dados do Caged, entre os municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foram criados mais de 178.144 novos empregos de janeiro a outubro. Entre os que mais admitiram está Curitiba, que soma, no ano, 22.256 novas carteiras de trabalho assinadas. A capital paranaense ficou em terceiro lugar entre as cidades que mais criaram vagas no país no acumulado do ano, atrás apenas de São Paulo (88.440) e Belo Horizonte (23.152). Até outubro, o volume de vagas geradas na capital já supera em 62% o número de todo o ano passado, quando foram criados 13.681 empregos. No Paraná, Curitiba respondeu, sozinha, por 33% dos saldo no período, de 66.901 vagas.

O saldo de vagas do Caged é medido pela diferença entre contratações e demissões no período. O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no acumulado do ano na cidade, com 15.104 vagas. A construção civil foi outro destaque, com 3.590 vagas, seguida pelo comércio, com 3.077. Porém, Santa Catarina segue sendo a estrela da região, ao colocar seis municípios no topo da captação do trabalho formal do Sul. Somadas, Joinville, Chapecó, São José, Blumenau, Brusque e Itajaí abriram 31.258 vagas de janeiro até outubro. Não há cidades gaúchas nesta lista.

Cidades com mais demissões em 2019

Candiota - 2.293

Pelotas - 1.149

Bombinhas (SC) – 1.065

Capão da Canoa - 1.028

Rio Grande - 916

Porto Alegre - 791

Guaratuba (PR) - 728

Torres - 722

Tapejara (PR) - 690

Pontal do Paraná (PR) - 645

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br