ANO: 26 | Nº: 6526
26/11/2019 Empreendedor

Escola Educartte e o estudo da tecnologia nas atividades agro

Foto: Reprodução JM

Farm oferece possibilidades de atividades variadas aos alunos
Farm oferece possibilidades de atividades variadas aos alunos

O projeto "Da mão na terra ao touch screen", orientado pela pedagoga Natali Gomes, que gerencia as atividades dos alunos da Escola de Tempo Integral da Educartte, oportunizou às crianças a observação e o estudo da tecnologia aplicada às atividades agro.

O mais recente investimento da Educartte, a Farm, que é o grande diferencial da escola especializada no atendimento de crianças de zero a cinco anos, fez com que a proposta que já acontecia em sua sede urbana se amplificasse em larga escala, em uma fazenda que passou a ser o 'xodó' dos alunos matriculados. Em sala, as crianças foram abordadas com atividades criativas e inteligentes sobre o trabalho de uma seleção de profissionais que atuam no campo, entre eles o biólogo, o engenheiro de alimentos e de energia, o veterinário e o agrônomo. Entre muitas outras vivências, o trabalho com a consciência corporal e orientação espacial.

A escola ganhou um espaço game motor para que os alunos brincassem com drones, simulando a tecnologia utilizada na pulverização das lavouras. A atividade, que privilegiou a psicomotricidade, ganhou destaque e foi evidenciada na Feira de Ciências e Tecnologia, ocorrida na escola no mês passado. Crianças pequenas discutem fontes de energia renováveis como a solar e a eólica como gente grande e mostram desenvoltura na argumentação do uso.

A Escola também inaugurou, em sua fazenda, um protótipo de aerogerador que contou com a participação de toda a comunidade escolar. Para amplificar ainda mais os saberes de seus alunos, que literalmente se desenvolvem a partir de experiências que vão "da mão ao touch screen", os professores criaram trilhas de aprendizagem que envolviam o tratamento das informações desde a manipulação de objetos de contagem para os menores até ensaios escritos, realizados pelos alunos da pré-escola.

O índice pluviométrico das grandes chuvas de setembro e outubro foram observados a partir de coletores confeccionados pelos próprios alunos. Além disso, com o uso de simuladores de aparelhos microscópios, as crianças experimentaram a tecnologia utilizada pelos engenheiros de alimentos para analisar os frutos que são cultivados na fazenda.

A Farm é um espaço cheio de possibilidades aos pequenos. Possui mais de 20 tipos de árvores frutíferas, horta, espaço para a criação de pequenos animais e está localizada a cinco quilômetros do centro urbano da cidade. A Escola Educartte está com a reserva de vagas aberta para 2020 e atende pelo telefone 3240 0303. Acesse as redes educartte.com.br ou na página da escola no Facebook, EscolaEducartte.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...