MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretária da Diocese de Bagé integra diretoria da Cáritas Brasileira

Publicada em 26/11/2019
Secretária da Diocese de Bagé integra diretoria da Cáritas Brasileira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Encontro reuniu 250 pessoas de todo o Brasil

Na sexta-feira, dia 21, foi eleita a nova direção da Cáritas Brasileira, organismo vinculado à Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2020 a 2023. A integrante da Ação Social Diocesana de Bagé, Nilza Mar Fernandes de Macedo, 53 anos, foi escolhida como secretária da organização. A nova diretoria conta com bispo de Roraima e segundo-vice-presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva, como presidente da Cáritas Brasileira. Para o cargo de vice-presidente, foi eleita a Cleusa Alves da Silva, da Cáritas diocesana de Ruy Barbosa (BA), e o cargo de tesoureiro foi ficou com Udelton da Paixão do Espírito Santo, da Cáritas diocesana de Paracatu (MG).

A escolha da nova liderança do organismo se deu durante a XXIV Assembleia Nacional, realizada de 19 e 22 de novembro de 2019, em Teresina (PI). O tema do encontro foi Bem Viver: esperança, resistência e profecia, e o lema “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28). De todas as regiões do país, participaram 250 agentes da Rede Cáritas.

Nilza Mar atua como secretária Executiva na Diocese de Bagé desde 2004. Ela comenta que o papel da Cáritas é animar os cristãos para a prática da solidariedade, dar apoio às pastorais sociais e do cuidado com a vida. Para ela, é um grande desafio, pois a Cáritas é uma rede que trabalha com muitos projetos regionais e a diretoria terá a responsabilidade de continuar animando e orientando as coordenações para que as ações sejam voltadas ao cuidado com a vida e a garantia de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. “Acredito que será um tempo especial de aprendizado, formação pessoal e comprometimento com Evangelho Jesus Cristo e seu projeto de vida plena para todas as pessoas”, relata.

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem, no Brasil, está diretamente relacionada à ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora. Com 63 anos de história no país, a entidade atua como uma rede solidária que trabalha em áreas como migração e refúgio, gestão de risco e emergências, infância e juventudes, economia solidária, comunidades tradicionais, mulheres e equidade de gênero, convivência com os biomas, incidência política, além de outras ações solidárias desenvolvidas.

A Rede Cáritas no Brasil comporta 182 entidades-membro, organizadas em 12 regionais e 5 articulações. Com capilaridade que alcança todo o território nacional, nesta XXIV Assembleia Nacional, a Cáritas Brasileira se prepara para viver um momento estratégico para os próximos anos. “Além de ser um fórum de debate, reflexão e deliberação, a Assembleia torna-se um acontecimento que possibilita encontros, reafirma pertencimentos, reforça a determinação e a luta”, diz o documento que orientou o processo preparatório.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br