MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cine Clube da Urcamp encerra exibições do ano neste sábado

Publicada em 27/11/2019
Cine Clube da Urcamp encerra exibições do ano neste sábado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
No filme, a vida de Leonardo (centro) e de sua amiga Giovana vai mudar com a chegada de Gabriel

por Marcelo Rodriguez
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

O projeto Cine Clube, desenvolvido pelos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Jornalismo, dentro do programa Urcamp Documenta, tem a sua última exibição do ano neste sábado, dia 30, às 14h, no Salão de Atos da Urcamp. Na oportunidade, será exibido o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro. A produção multipremiada foi escolhida, em 2014, pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro" do Oscar 2015. A exibição comentada é a quarta e última do projeto neste ano.

A produção é da Lacuna Filmes e trata sobre diversas temáticas relacionadas à adolescência, como ambiente escolar e primeiro amor, e a diversidade social. Na crítica publicada na época da estreia na revista americana Variety, "não há como não torcer pelos personagens desta doce história". Já para Eduardo Escorel, da Revista Piauí, a produção é "um bom exemplo do que há de melhor no atual do cinema brasileiro de ficção". A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes, parceira da Urcamp nesta oportunidade.

Segundo o acadêmico Gabriel Munhoz, o Cineclube oportuniza o debate em torno dos filmes. "Nós pegamos filmes que já saíram há algum tempo e trazemos para o contexto atual. Muita gente já assistiu, mas quer assistir de novo por causa do debate", explica. Neste caso, as debatedoras serão a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Urcamp, Dra. Viviane Gentil, e a professora e psicóloga Silvia Vargas, responsável técnica do Serviço Integrado de Psicologia Aplicada do Núcleo de Práticas em Saúde do Hospital Universitário.

O projeto

O objetivo do cineclubismo, segundo o professor Glauber Pereira, coordenador do curso de Jornalismo e também coordenador do programa Urcamp Documenta, é ampliar o público de cinema. "A ideia não é só ter um público que consuma a obra de audiovisual, mas que entenda bem, extraia sentido e utilize essas possibilidades de aprendizado na vida em sociedade", explica. Sobre as exibições já realizadas, o professor se diz satisfeito. "Nós tivemos uma boa média de público, considerando que trata de cinema não comercial", ressalta.

Pereira destaca, ainda, que os resultados dessa primeira experiência levarão a novas realizações do curso. "A ideia é fazer com que os relatórios dessas exibições e debates sejam organizados em termos de uma revista, que vai ser a primeira revista do cineclube", comenta Pereira. Por outro lado, ele adianta que o projeto deverá continuar. "Essa temporada foi a primeira, o impacto foi importante e nos impulsiona para que no próximo semestre a gente consiga organizar uma nova temporada de cineclube, sempre aos sábados", finaliza.

O filme

O longa-metragem "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" conta a história de Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Com uma vida supostamente limitada pela deficiência, Leonardo tem apenas uma amiga, a Giovana (Tess Amorim), que é secretamente apaixonada por ele. É ela a única que defende Leonardo da importunação dos valentões da escola. A história de Leo muda completamente quando conhece Gabriel (Fabio Audi), o aluno novo da sala. O diretor e roteirista desenvolve uma ideia interessante, aplicando a uma história universal, como a descoberta do primeiro amor, tantas problemáticas vividas cotidianamente pelos adolescentes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br