MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Passagem de Maria Fumaça reúne milhares em Bagé

Publicada em 27/11/2019
Passagem de Maria Fumaça reúne milhares em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Locomotiva foi toda iluminada e decorada

Um misto de saudosismo e encanto uniu gerações, em Bagé, na noite de segunda-feira, durante a passagem da Maria Fumaça Mallet 204, que iluminou a malha ferroviária no município e emocionou os bajeenses. Por todo o trajeto, milhares de pessoas se aglomeraram em volta dos trilhos.
Na avenida Visconde de Ribeiro Magalhães, o trânsito ficou parado e o movimento teve início por volta das 18h. As pessoas que deixaram para a última hora enfrentaram filas de alguns quilômetros na expectativa de ver a locomotiva movida a vapor. Por volta das 20h30min, o apito estridente e a densa nuvem branca expelida por sua chaminé anunciaram a chegada da composição, que despontou na ferrovia trazendo emoção e euforia para adultos e crianças.  No final do trem, o Papai Noel acenava para o público. O apito também tocou alguns acordes da música natalina Jingle Bells.

Emoção em família
A aposentada Aydee Gantes Perez, 83 anos, foi com a filha, Fátima, a neta Daniele e os dois bisnetos: Gustavo, de 6 anos, e Miguel Fernandes, de 10. A família ficou próximo à ferrovia, na avenida Visconde de Ribeiro Magalhães, e assistiu de perto a passagem da locomotiva. Aydee se emocionou com a Maria Fumaça e contou que utilizou o transporte em outras épocas. “É muito linda”, definiu. Já o menino Gustavo aproveitou a passagem do Papai Noel para pedir seus presentes de Natal. “Quero uma pista e carrinhos”, revelou.
Os funcionários públicos Bruno Moura e Daniela de Almeida, pais do pequeno Miguel, 6 anos, acompanharam o menino no evento. O pai conta que ele passou dois dias eufórico e ansioso, devido à espera para ver o trem. Eles chegaram cedo ao local e ficaram bem próximos da ferrovia. Miguel disse que gostou muito da Maria Fumaça.
Já a pequena Lorena Silva, 5 anos, que foi com seus pais, Anderson e Darlene, e o irmão Lucas, disse estar emocionada em ver o ‘Bom Velhinho’. Eles avaliam, porém, que faltou um pouco de organização, visto que não havia nenhum tipo de sinalização, nem policiamento no local.

Iniciativa
A iniciativa da empresa Rumo, em parceria com Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), cumpre um extenso roteiro, iniciado no município de Cruz Alta, no dia 20 de novembro. Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet 204 foi construída em 1950. Após 40 anos parada, a máquina foi restaurada pela ABPF, para ser usada em eventos turísticos especiais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br