MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Palestras marcam abertura oficial do Sudoliva e Seminário de Olivicultura no Pampa

Publicada em 28/11/2019
Palestras marcam abertura oficial do Sudoliva e Seminário de Olivicultura no Pampa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vargas apontou que Bagé conta com reconhecimento na retomada da olivicultura no país

Como cidade histórica, onde oliveiras centenárias são encontradas, inclusive em alguns espaços públicos, Bagé sedia o primeiro Concurso Sul Americano de Azeites de Oliva - Sudoliva realizado em solo brasileiro. Esta é a terceira edição do evento, que já passou pelo Peru e Chile, e, agora, é realizado na Rainha da Fronteira, junto ao I Workshop Brasileiro de Olivicultura e I Seminário de Olivicultura no Pampa. As atividades iniciaram na segunda-feira, em Porto Alegre, com palestras de técnicos da área de olivicultura. Contudo, a abertura oficial foi realizada na noite de terça, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza.
O evento é patrocinado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Urcamp, com realização da Prefeitura de Bagé, IFSul, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Unipampa, Ideau, Emater e Embrapa e pretende premiar o melhor azeite de oliva produzido na América Latina.
Antes da abertura, os jurados estiveram reunidos no campus da Unipampa, realizando as primeiras avaliações dos 48 azeites de oliva concorrentes dos cinco países participantes do evento: Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai. Presente durante a abertura do evento, o prefeito de Bagé, Manoel Machado, anfitrião do primeiro evento realizado no Brasil, destacou a importância do Sudoliva: “É uma grande oportunidade para os produtores da nossa região, para que possam ver a excelência de seu produto a partir do concurso. Além disso, o evento coloca Bagé em destaque e fomenta o pensamento que poderia se tornar matriz econômica da região”.
Um dos organizadores do evento em Bagé, o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Cléber Zuliani, apontou a importância histórica das oliveiras centenárias encontradas pela cidade, fator relevante na hora da escolha da cidade para sediar o evento. “O evento só acontece aqui graças a pessoas que, muito provavelmente, há mais de 150 anos, resolveram plantar mudas de oliveira aqui. Por isso eu reforço que devemos cuidar das nossas plantas, plantemos mais árvores, mesmo sem saber se um dia nós colheremos os frutos. Com certeza alguém colherá”, disse.

No mapa da olivicultura

A Rainha da Fronteira ingressou, de forma mais significativa, no setor da olivicultura, em 2012, a partir da implantação do projeto “Olivais do Pampa”. Desde então, o projeto cresceu e atualmente o município conta com 250 hectares de plantio de 10 produtores. No início deste ano, por exemplo, foi realizada a primeira colheita, com mais de 15 toneladas de azeitona, que possibilitaram a produção de 1,5 mil litros de azeite.

Palestras da noite

Após a abertura oficial, subiu ao palco Jorge Enrique Pereira Benitez, professor da Universidade de La Republica, no Uruguai,e consultor em olivicultura, que falou sobre “A Influência do acordo Mercosul e União Europeia no mercado de azeite de oliva”. De acordo com projeções apresentadas por ele e consideradas conservadoras pelos técnicos, nos próximos 15 anos o país continuará a aumentar a demanda por azeite e azeitonas. Contudo, mesmo considerando o crescimento de população e produção, o que é produzido no país atenderia, somente, 10% da demanda doméstica.
Benitez aponta que o desafio produtivo do Brasil é dividido em quatro itens: manter a qualidade da produção; aumentar a produtividade por hectare e o rendimento por kg de azeitona; aumentar a área plantada e atender às necessidades de aumento da superfície e processamento de produção. “O mercado brasileiro é a Jóia da Rainha, pela qual começa uma disputa comercial por acesso. Grandes transnacionais já estão começando a planejar sua instalação no país. O desafio é ser competitivo produtivamente e a lealdade do consumidor local é a oportunidade de obter lucro em concorrência”, explicou o professor.
Em seguida, foi a vez de Gianfranco Flores Vargas, da Universidad San Martín de Porres, do Peru, falar sobre a Unión Olivarera de Sudamerica. Além disso, ressaltou a importância de Bagé no circuito da olivicultura, não apenas na retomada do segmento, dos últimos anos, mas também, de forma geral, uma produção que se estende por décadas. A primeira notícia de produção de azeite de oliva na fronteira data do início do século passado. “Bagé não é lugar novo para olivicultura e está inserido em um novo processo, que possibilita o desenvolvimento do turismo”, mencionou. Sobre o Sudoliva, destacou, ainda: “O concurso não cobra um centavo do produtor e dá a possibilidade de mostrar a qualidade do produto local dos cinco países”.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br