MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Consórcio de universidades comunitárias pode acertar parceria com a TV Assembleia

Publicada em 29/11/2019
Consórcio de universidades comunitárias pode acertar parceria com a TV Assembleia | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
capa - Carmen, Lia, Cátia e Grabowski foram recebidos por Lara (ao centro) na quarta-feira

Em reunião com dirigentes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o presidente do parlamento gaúcho, deputado Luís Augusto Lara, do PTB, disponibilizou a TV Assembleia para a exibição de cursos de formação elaborados pelas instituições. A proposta pode ser estendida ao canal da TVE, que deve ampliar parceria e reproduzir conteúdo do parlamento gaúcho.
O Comung representa 15 instituições de ensino superior, que atendem a 180 mil alunos com 19 mil professores e funcionários. Durante a reunião com Lara, representantes do Consórcio apresentaram pedido de apoio para que as universidades façam novo curso de formação de professores da rede pública, assim como ocorreu no ano passado, com seis mil docentes no Rio Grande do Sul. O presidente da Assembleia adiantou que deve intermediar encontro com o governo do Estado, salientando a intenção de já realizar primeira reunião de trabalho sobre a programação das universidades na TV Assembleia na próxima semana.
A proposta empolgou os reitores, que pretendem manter a formação de docentes em parceria com o Estado, divulgando o trabalho desenvolvido pelas instituições. A presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, destaca que a Consórcio foi positivamente surpreendido com a sugestão. “Entendemos como uma oportunidade importante para potencializar os trabalhos que as universidades já desenvolvem, no sentido do desenvolvimento regional”, define.
Carmen adianta que o Comung avalia o modelo que pode ser adotado através da nova parceria, revelando que, na próxima semana, o Consórcio já deve apresentar ao presidente da Assembleia um conjunto de projetos. “Estamos avaliando diferentes cursos, já desenvolvidos pelas universidades, que vão da extensão aos técnicos”, detalha, ao reforçar que a atualização de professores deve ser contemplada pela iniciativa.
A TV Assembleia opera no canal 16 da NET. A programação também é exibida em sinal aberto, em Porto Alegre e em cidades polo do interior, a exemplo de Bagé. Para a segunda vice-presidente do Comung e reitora da Urcamp, Lia Quintana, que acompanhou o encontro ao lado da presidente do Comung, da tesoureira do Consórcio e reitora da Unijuí, Cátia Nehring, e do coordenador da parceria do Comung com a Seduc, Gabriel Grabowski, a parceria ‘é de extrema importância para dar à comunidade subsídios e melhor aproveitamento de um canal educativo’.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br