MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Decrab/Bagé prende oito em operação contra grupo suspeito por abigeato

Publicada em 02/12/2019
Decrab/Bagé prende oito em operação contra grupo suspeito por abigeato | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sete homens foram presos preventivamente e um em flagrante

A equipe da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Bagé) investigou, por três meses, uma organização criminosa acusada por vários crimes de abigeato no Estado. A operação levou o nome de Regresso, por ter sido o retorno de uma modalidade de abigeato na qual uma quadrilha, utilizando caminhões, furta grande quantidade de bovinos de uma só vez - tal crime, segundo a polícia, estava praticamente extinto desde o ano de 2017. Participaram da ação, nesta segunda-feira, 80 policiais civis e oito fiscais agropecuários da Secretaria Estadual de Agricultura participam da operação.
Foram sete homens presos preventivamente, nas cidades de Caxias do Sul, Gravataí e Minas do Leão. Outro investigado acabou sendo preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo, o que contabiliza, desse modo, oito presos. Também foram apreendidos veículos, dentre eles dois caminhões boiadeiros, que seriam utilizados nos furtos. Restaram apreendidos aproximadamente 150 quilos de carne sem procedência.
Conforme os investigadores, inicialmente, chegaram informações, ao setor de investigações da Decrab, de que alguns indivíduos estariam associados em prol do furto de gado, especialmente na Serra e Litoral.  As investigações foram evoluindo e, então, os policiais chegaram nas identidades dos integrantes do bando, bem como identificaram a participação da quadrilha em diversos outros crimes de abigeato nos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Tavares, Maquine, Taquara, Mostardas, e outros. Conforme apontam as apurações, apenas em 2019, a quadrilha foi responsável pelo furto de mais de 300 bovinos, fatos que trouxeram prejuízos aos produtores rurais das regiões atacadas.
Um dos principais integrantes do bando seria um produtor rural, apontado como um dos principais alugadores de gado para rodeios da região Metropolitana. O investigado, de acordo com a Polícia, utilizava suas movimentações de gado para transportar animais furtados. A quadrilha, porém, tinha como líder outro homem e mais cinco acusados, sendo um deles proprietário de um confinamento no município de Gravataí. Outros indivíduos também estão sendo investigados por prestarem auxílio a organização.
No curso das investigações, a equipe da Polícia Civil apreendeu 186 bovinos sem procedência, além de grande quantidade carne de abigeato. Avançadas as investigações, o delegado André de Matos Mendes, coordenador da Força Tarefa das DECRABs e titular da Decrab/Bagé, delegacia responsável pela investigação, representou por sete prisões preventivas e doze mandados de busca e apreensão. O pedido teve deferimento do Poder Judiciário.
Os policiais acreditam que se trate da maior e mais bem organizada quadrilha de abigeato em atividade no Rio Grande Sul. Durante as investigações, segundo divulgado, um dos envolvidos no esquema criminoso, utilizando-se de influência, chegou a procurar um deputado estadual objetivando buscar apoio político, através de “contatos” para frustrar o trabalho dos policiais e fiscais agropecuários da Secretaria de Agricultura que participam das investigações. Servidores foram ameaçados com denuncias nos órgãos corregedores. Os fatos já foram levados à Justiça através do processo que corre junto à comarca de Palmares do Sul.
O inquérito policial continua em andamento e deverá ser remetido à Justiça ainda este mês, com o organograma completo dos integrantes da organização criminosa investigada.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br