ANO: 25 | Nº: 6398
02/12/2019 Cidade

Secretaria de Saúde realiza ação itinerante no Dia D conscientização contra a Aids

Foto: Giovana Pereira/Especial JM

Sais distribuiu preservativos e materiais com informações sobre prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis
Sais distribuiu preservativos e materiais com informações sobre prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), realizou, domingo (1º/12), uma ação itinerante pelos principais pontos da cidade em alusão Dia Mundial de Luta Contra Aids. A equipe do Sais distribuiu preservativos e materiais com informações sobre prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Segundo a coordenadora do serviço, Louice Reis, esse tipo de atividade contribui para alertar sobre a importância de manter os cuidados para evitar os riscos da doença. "O objetivo é estimular a população a realizar os testes, principalmente das pessoas que já tem vida sexual ativa, que nunca realizou os testes na vida, contribuindo de forma significativa para o diagnóstico precoce e melhor qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids", completou.

Não só durante a campanha Dezembro Vermelho, mas em todos os meses dos ano, as unidades de saúde do município e o Sais ofertam testes rápidos, que podem ser feitos na unidade mais próxima da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.

Dia Mundial de Luta

O Dia Mundial de Luta Contra AIDS, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, foi instituído há 31 anos por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU), fixando assim o dia "D".

A data tem o intuito de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...