MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Graduação I da Urcamp movimenta vestibular de verão

Publicada em 03/12/2019
Graduação I da Urcamp movimenta vestibular de verão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Processo seletivo acontece no próximo domingo

Há poucos dias da prova do vestibular, o número de inscritos gera grande expectativa dentro da Urcamp. A implantação do novo modelo acadêmico em 2019, chamado Graduação I, é o principal atrativo da Instituição, que já é considerada a mais inovadora de toda a Metade Sul do Estado. Uma procura antecipada e inscrições que já superam os números de anos anteriores. Esse ano, a taxa para quem vai prestar o processo seletivo é gratuita, ou seja, o aluno não paga para fazer a prova de redação, que vale como vestibular, com data marcada para o próximo domingo, dia 8 de dezembro.
Com relação ao ano que vai ficando para trás, o ambiente interno na Urcamp se traduz em sensação de dever cumprido. Desde os primeiros meses de 2019, foram conquistas importantes que marcam positivamente a história da Instituição, mesmo em um momento considerado difícil para as Instituições de Ensino Superior em todo o país. A primeira delas foi a implantação do modelo acadêmico inovador, denominado Graduação I. A segunda foi a conquista da nota máxima emitida pelo MEC à Urcamp , conceito 5, para o Ensino a Distância (EAD).
Foi necessário inovar, se reinventar e, assim, colher bons resultados. É o que explica a pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux. "O importante é que a gente vê um aumento significativo nas inscrições e creditamos isso ao impacto causado, positivamente, pela implantação da Graduação I. O contato com as empresas, organizações, entidades, órgãos públicos e privados e a entrega dos nossos produtos, criados pelos nossos alunos, à comunidade de maneira geral, também refletem nesse aumento da procura pela Urcamp", justifica.
A Graduação I conta com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Este modelo acadêmico, além de reforçar o caráter comunitário da Urcamp, traz ingredientes que impactam na transformação do estudante, independentemente da área, porque também prepara o acadêmico para a vida, através de disciplinas específicas dentro do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Outro ponto forte que a Urcamp enxerga com a implantação da Graduação I é a garantia de uma maior empregabilidade, porque o aluno trabalha as suas competências a cada semestre, através de projetos reais. Ao final de qualquer graduação, o futuro profissional sai do Ensino Superior com um portfólio de trabalhos desenvolvidos e alguns com aplicabilidade já absorvida pelo mercado, o que lhe assegura experiência, mesmo antes de sua conclusão de curso.
A Mostra de Projetos Integradores, realizada a cada final de semestre, com a culminância dos projetos desenvolvidos pelos alunos, é a prova de que a alternância do modelo acadêmico deu certo e que veio pra ficar. É o que revela o vice-reitor da Urcamp, Fábio Josende Paz. "Acredito que os Projetos Integradores se destacaram no ano de 2019, tanto para os alunos, quanto para a comunidade, sendo que vários desses trabalhos foram desenvolvidos especificamente para entidades assistenciais, hospitais, fazendo essa conexão dos nossos estudantes com o mercado de trabalho, desde o primeiro semestre. Isso também fortalece o caráter humanístico do nosso acadêmico", explica.

Prova de redação
A prova do vestibular está marcada para às 14h de domingo, no prédio central da Urcamp, em Bagé, e nos demais campi - Alegrete, São Gabriel, Sant´ana do Livramento. Porém, a comissão organizadora da prova alerta que é recomendável a chegada, pelo menos, 30 minutos antes, para que o estudante conheça as instalações, salas de provas e também desfrute de todo um acolhimento destinado a ele, com distribuição de barras de cereais e água.
O candidato a uma vaga na Urcamp precisa estar munido de documento com foto, comprovante de inscrição e caneta azul ou preta. Quem fez o Enem nos últimos três anos e optar por utilizar a nota obtida não precisa fazer a prova, porém, é necessário formalizar o processo de inscrição no site. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 minutos de sexta-feira, dia 6. O endereço é o www.urcamp.edu.br.

Ensino a Distância
Paralelo à prova presencial, acontece também o Vestibular de Verão em EAD da Urcamp, o primeiro já realizado pela Instituição nessa modalidade. A seleção será realizada no mesmo horário e local do presencial. As inscrições para uma graduação pelo Ensino a Distância são feitas através de outro site, cujo endereço é ead.urcamp.edu.br.

Benefícios e financiamentos
A Urcamp dispõe de programas e benefícios que auxiliam o ingresso do estudante com menos poder aquisitivo. Hoje, conta com cerca de dois mil alunos estudando pelo Fies e ProUni, com suas graduações custeadas pelo Governo Federal. Além disso, a Instituição dispõe de créditos e financiamentos próprios, como CREDIES, FUNDACRED e FIPRES, além do Crédito Universitário do Banrisul.

A Instituição ressalta que manterá, nesse período, uma equipe da Central do Aluno pronta para negociações com foco em possíveis reingressos de alunos que tiveram que trancar as suas graduações. A intenção é facilitar ao máximo para que este estudante volte para a Urcamp e possa concluir o seu curso.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br