MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hulha Negra aguarda homologação da situação de emergência pelo governo federal

Publicada em 03/12/2019
Hulha Negra aguarda homologação da situação de emergência pelo governo federal | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A Prefeitura de Hulha Negra aguarda o reconhecimento federal da situação de emergência, decretada em razão das enxurradas de outubro, quando a chuva intensa e concentrada, acima da média histórica acumulada no mês, superou os 450 milímetros (mm). O documento, publicado do dia 8 do mês passado, foi homologado pelo governo do Rio Grande do Sul na semana passada.
De acordo com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, a anormalidade climática ocasionou danos ao município. "No levantamento dos prejuízos causados pelas enxurradas, foram apontados trechos intransitáveis. A situação é complicada e precisamos da ajuda do Estado e do governo federal para tentar reverter em impasse", salienta.
A precipitação em um pequeno intervalo de tempo (em dois dias choveram mais de 200mm) resultou em significativos danos materiais, bem como prejuízos econômicos e sociais. "Atingiram seriamente a agricultura familiar, registrando prejuízos na produção de leite, na produção de soja, agricultura familiar e pecuária. Os danos causados nas estradas do perímetro rural, principalmente com destruição de aterros nas cabeceiras das pontes e bueiros, e nas estradas com erosão da base (cascalho) da pista de rolamento, tornaram muitos trechos intransitáveis", cita o prefeito.
Na semana passada, o município recebeu a visita do major Rinaldo da Silva Castro, coordenador regional da Defesa Civil da Fronteira Oeste. O major se reuniu com o prefeito e com o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide. Rinaldo verificou a documentação que foi lançada no sistema do Ministério de Desenvolvimento Regional e declarou que a precisão das informações é fundamental para a homologação do documento.
Conforme Bastide, a documentação está sendo analisada pelo governo Federal e o município aguarda o reconhecimento da União. Com a homologação por parte do Estado, o município passa a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária. Por sua vez, o reconhecimento da União garante benefícios como dispensa de processo licitatório, repasse de recurso, auxílio em obras de restabelecimento por meio de Planos de Trabalho.
Em razão do evento adverso, a Prefeitura de Hulha Negra solicitou a antecipação de benefícios da Previdência Social e movimentação de contas vinculadas ao FGTS; renegociação de dívidas bancárias junto aos programas de incentivos agropecuários, como Pronaf e Proagro, e o adiamento dos custeios de lavouras e pecuárias. Também foi solicitado ajuda financeira complementar para restabelecer o cenário, conforme planos de trabalho a serem apresentados.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br