ANO: 26 | Nº: 6590
06/12/2019 Segurança

Cúpula do Mercosul define acordos para fronteiras

Os chefes de Estado dos países integrantes do Mercosul assinaram, ontem, em Bento Gonçalves, no Vale do Vinhedos, acordos diplomáticos sobre proteção mútua de indicações geográficas, cooperação policial na fronteira, transporte de produtos perigosos, serviços financeiros, defesa do consumidor e reconhecimento recíproco de assinaturas digitais.
A cúpula encerra a presidência brasileira do Mercosul, que será exercida pelo Paraguai pelos próximos seis meses. Durante seu discurso, o presidente paraguaio, Mário Abdo Benitez, enfatizou o compromisso do país com o fortalecimento e respeito aos valores democráticos e aos direitos humanos e disse que as nossas diferenças de origem, de visão e ideológicas “devem servir para enriquecer o debate regional em busca da construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
A lista de acordos assinados inclui a cooperação policial em espaços fronteiriços, que busca regular a perseguição a criminosos em áreas de fronteiras. Também foi assinado um acordo sobre localidades fronteiriças vinculadas. A ação, segundo o governo federal, promete "facilitar a vida" da população dessas regiões em questões como saúde, educação e circulação.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...