MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Decoração natalina chama a atenção em residência no bairro Castro Alves

Publicada em 10/12/2019
Decoração natalina chama a atenção em residência no bairro Castro Alves | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tânia participou de concursos de decorações natalinas e ganhou o primeiro lugar duas vezes e ficou em segunda colocação outras duasA

Há mais de três décadas, uma casa no bairro Castro Alves chama a atenção de quem passa próximo dela na época de Natal. A residência pertence a Tânia Mosqueira, 65 anos, professora aposentada com grande espírito natalino que faz questão de montar, todos os anos, seu próprio 'Natal Luz'.
Mais de 28 mil luzes estão espalhadas pelo jardim da residência, junto a outras peças natalinas, como Papai Noel de diferentes tamanhos, renas iluminadas, estrelas de Belém e, até mesmo, uma miniatura da Casa do Bem Velhinho. As luzes se espalham por todo o canto, desde a copa das árvores mais altas até os arbustos rasteiros. A própria estrutura da casa também ganha contornos iluminados, com cascatas de luz de diferentes cores que chamam a atenção da vizinhança e de quem passa pela Emílio Guilain.
Tânia recorda que a tradição começou há 32 anos, por pedido dos filhos pequenos, que idealizaram a decoração de uma árvore do quintal composta por caixas vazias de medicamentos, laços e fitas. “A 'naba' era tão grande na época que eu comprei só uma luzinha para a árvore. Mas mesmo assim chamou atenção das pessoas”, diverte-se ela.
Com o passar do tempo, a família foi comprando mais decorações e aumentando o estoque de itens natalinos. Hoje, a realidade é muito diferente daquela de 1987 e a professora aposentada faz questão de comprar itens novos todos os anos, chegando a investir cerca de R$ 5 mil a cada temporada. “Já teve época em que gastei mais que isso. Mas hoje tenho muita coisa acumulada e posso escolher o que vou usar. Mesmo assim, faço questão de sempre trazer novidades”, conta ela.
As compras dos itens decorativos são feitos, principalmente, em São Paulo, quando Tânia participa da Romaria de Nossa Senhora Aparecida. “Aproveito a viagem e tiro um tempinho para comprar algumas novidades. Sempre acho coisas diferentes e com valor super bom”, diz.
E logo ao chegar em casa, já começa a decoração, do interior para o exterior. No Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, já começa a abrir o depósito onde guarda os itens decorativos. Assim, até o final do mês, acaba a decoração do interior da casa. Já a decoração do exterior é iniciada nos primeiros dias de novembro e leva mais de duas semanas para ser concluída. “Cada dia eu pego uma parte do quintal para decorar. Faço quase tudo sozinha, só tenho ajuda de um eletricista pra instalar as luzinhas nos lugares mais altos. E só ligo quando está tudo pronto”, relata.
Mas além do custo de compra dos itens, as luzinhas também cobram seu preço. Durante os dois meses em que a decoração permanece, a conta de energia de Tânia chega a dobrar de valor. Mas ela garante: “Vale a pena. Em janeiro, depois que eu tiro toda a decoração, sento aqui e chego a chorar de ver tudo 'pelado', sem luz”, conta.
A programação natalina também ganha reforço com a chegada do Papai Noel na casa, no dia 23 de dezembro, a partir das 21h. "Faço isso há quatro anos porque a criançada adora. Sempre distribuímos doces e balões e o meu quintal fica lotado de crianças. É muito lindo", garante.
Para quem quiser conferir a decoração de Natal elaborada por Tânia, ela liga as luzes a partir das 19h30min. Apesar de não cobrar entrada, a professora aposentada sugere a doação de um pacote de fralda geriátrica, que será doada para a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br