MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Livro Viagem ao Pampa Natural reúne imagens das principais características das regiões pampeanas

Publicada em 14/12/2019
Livro Viagem ao Pampa Natural reúne imagens das principais características das regiões pampeanas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
A foto de capa é o cerro do Jarau em Quaraí, área definida como prioritária para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente

Em comemoração ao dia do Bioma Pampa, a Ediurcamp apresentará o e-book "Viagem ao Pampa Natural" como resultado do projeto de pesquisa "Fotografar para conhecer o Pampa", do curso de Ciências Biológicas da Urcamp. O lançamento da obra acontece no dia 17 de dezembro, no Jardim de Inverno da Urcamp. O projeto conta com a participação da coordenadora do curso, Lize Helena Cappellari, o geógrafo Rodrigo Corrêa Pontes, o biólogo Rafael Lucchesi Balestrin, a acadêmica de Ciências Biológicas e bolsista Fapergs, Alessandra Almeida de Menezes (Bolsista Fapergs), e a professora de Botânica do curso, Anabela Silveira de Oliveira.
O projeto do e-book foi idealizado há dois anos, por Anabela, inspirado nas áreas prioritárias para conservação no Bioma Pampa. A obra reúne cerca de 235 imagens registradas pelos autores e também por colaboradores que, ao longo de viagens nas paisagens campestres, fotografaram a natureza na região pampeana do Rio Grande do Sul. Para este projeto foram selecionadas cinco regiões distintas no Pampa: Campanha, Depressão Central, Litoral, Missões e Serra do Sudeste. "O objetivo é demonstrar a diversidade fisionômica, forjada a partir de processos geológicos e climáticos que contribuíram para formar a paisagem e a composição florística e faunística pampeanas", explica Anabela. A obra conta com informações sobre o ambiente de forma simples para que possam ser utilizadas em instituições de ensino públicas e privadas, bem como escolas estaduais e municipais com o intuito de contribuir com o conhecimento sobre o Bioma Pampa.
Anabela aponta que os ecossistemas campestres são muito importantes em relação à biodiversidade e produção de alimentos para a população humana e estão sendo negligenciados pelos órgãos públicos em relação as demandas de mineração, silvicultura entre outras monoculturas que utilizam agrotóxicos. A bióloga destaca, ainda, que está sendo omitido o reconhecimento dos problemas de destruição que essas práticas podem ocasionar principalmente à saúde pública. "Em suma, a diversidade existente é praticamente desvalorizada por falta de conhecimento da população e desvalorização dos benefícios que os campos disponibilizam às populações humanas, em função da falta de produção de conhecimento sobre o Pampa", explica.
O e-book será comercializado na forma digital pelos autores através do e-mail viagemaopampanatural@gmail.com e também na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Urcamp/Bagé. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br