MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aposentado autodidata lança terceiro livro de poesia

Publicada em 16/12/2019
Aposentado autodidata lança terceiro livro de poesia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Teixeira no lançamento de seu terceiro livro individual

Aos 66 anos, Sérgio da Silva Teixeira traz no currículo participação em duas antologias de poemas e três obras individuais lançadas. Sem educação formal voltada à literatura, o autor começou a escrever aos 35 anos, seguindo os passos de grandes nomes das letras no estado, como Jayme Caetano Braun e Eron Vaz Mattos, além de Augusto dos Anjos. No último domingo, o aposentado lançou o livro "Meus versos de cada dia", viabilizado através da Secretaria de Cultura e Turismo, após ser aprovado no edital 01/2018, de fomento à cultura de Bagé.
As primeiras incursões em publicações literárias foram em duas antologias publicadas na cidade, uma pela Associação Cultural Fronteiras da Rima, em 2002, com o título "A Festa do Verso", e outra publicada em 2005, com o título "Janela Aberta", ambas coordenadas pela poetisa Sheila Correa Teixeira, em parceria com a Prefeitura de Bagé.
Com o fim da associação, Teixeira lançou seu primeiro trabalho individual, com o título "Somente uma pessoa", editado em 2006, pela biblioteca 24horas, de São Paulo. "Com a mesma editora, publiquei o meu segundo trabalho individual, em 2016,Versos de vida e memória" , conta.
Tavares relembra que começou a escrever ouvindo as músicas da Jovem Guarda. "Eram letras simples, mas que para mim diziam muito naquela época romântica. Então tomei por desafio escrever algo semelhante, até que consegui e não parei mais", recorda.
Mas os temas de seus poemas foram mudando e ele traz, em seu mais recente livro, versos rimados, parte da história da cidade Bagé. "Aqui estão inseridos grandes vultos negros, que deixaram seus registros de imensuráveis trabalhos humanitários. Também entram como tema alguns prédios históricos, além da visão do cotidiano através da janela de minha moradia, na Vila Kennedy, de onde observo o tempo, o arvoredo, ouço o canto dos pássaros e dos galos, o relincho de cavalos, e o uivo da cachorrada", conta.
Também estão presentes em suas obras homenagens aos pais, Nadir Garcia Teixeira e Diomar da Silva Teixeira, e aos ancestrais escravos, referência quanto à admiração do autor pelos costumes e a vida no campo, além de crítica social baseada nas andanças do autor e pitadas de humor, que Teixeira considera "imprescindível na minha vida".
As obras estão disponíveis para compra na Amazon, para quem quiser conferir um pouco mais do trabalho de Teixeira.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br