MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura confirma emissão de carteira de identificação para autistas em Bagé

Publicada em 18/12/2019
Prefeitura confirma emissão de carteira de identificação para autistas em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Novidade foi anunciada, hoje, em coletiva para a imprensa

Com o objetivo de identificar e assegurar os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), carteiras de identificação passaram a ser emitidas, em Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 18, em coletiva de imprensa.
Na ocasião, além do gestor da pasta, estavam presentes os vereadores Lélio Lopes e Beatriz Souza e os representantes das entidades: Associação Janelinha para o Mundo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae , Caminho da Luz, Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Caps I, que receberam as primeiras 56 carteirinhas de crianças e adolescentes autistas, contendo dados de identificação e contato, bem como materiais de divulgação sobre o autismo e informações para solicitar a carteira.
O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, explicou que, a partir da emissão da carteira de identificação do autista, o município terá um censo atualizado e vai facilitar o acesso aos direitos. "Nossa prioridade é facilitar a identificação e o exercício dos direitos da pessoa com autismo, trabalhamos com a política de saúde. A emissão do cartão atende a uma solicitação desses pais", destacou, relatando ainda que a iniciativa busca trazer uma melhor condição de vida ao autista, facilitando sua permanência em diversos espaços e, também, aos seus familiares, pois conscientiza a sociedade sobre as necessidades especiais que o portador do TEA tem, evitando transtornos e constrangimentos.
Ana Elisa Pacheco e Mateus da Luz Soares, junto a um grupo de amigos, criaram, em maio deste ano, a Associação Janelinha para o Mundo, pois o filho Matheus, 12 anos, é autista. A ideia da fundação surgiu devido às dificuldades enfrentadas em algumas situações com a criança, já que o autismo não gera uma deficiência visível. "Eu nunca sofri preconceito direto com meu filho, mas indireto, muitas vezes, como no caso de eu estacionar em uma vaga destinada à pessoa com deficiência e, ao descer com ele, com aparência saudável, as pessoas ficam procurando onde está a deficiência dele. Isso já aconteceu com vários outros pais, tanto em supermercados e outros locais públicos. O autista tem o direito do atendimento prioritário, porém, precisamos estar com o laudo para comprovar e agora com a carteirinha tudo será mais fácil", relatou.

Lei Municipal
Em junho, foi sancionada a Lei Municipal nº 6.060, que estabelece, como direito da pessoa com transtorno do espectro autista, a identificação através de documento oficial, denominado Carteira de Identificação, emitido pelo governo municipal.
Na prática, a norma assegura, à pessoa regularmente identificada com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o atendimento prioritário em todas as áreas e segmentos dos serviços públicos e privados, em especial na área de Saúde, Educação e Assistência Social.
Conforme os proponentes, o líder do PT na Câmara, Lélio Lopes (Lelinho), e a líder da Rede Sustentabilidade, Beatriz Souza, o documento garante atendimento prioritário nos postos de saúde, na fila de espera do SUS, supermercados, cinema e bancos na obtenção de outros benefícios inerentes às pessoas com deficiência que possuem o transtorno do espectro autista.
A Carteira terá validade de cinco anos, devendo ser renovada a cada período para fins de atualização dos dados cadastrais da pessoa identificada nos órgãos emissores. A identificação também será expedida sem qualquer custo para o requerente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br