ANO: 25 | Nº: 6458
21/12/2019 Segurança

Bombeiros confirmam dois guarda-vidas para atuação na Praia do Paredão

Foto: Maria Julia Medeiros/EspecialJM

Área de lazer em Lavras do Sul é bastante procurada por banhistas no verão
Área de lazer em Lavras do Sul é bastante procurada por banhistas no verão

A Operação Verão será lançada, neste sábado, no Rio Grande do Sul. Organizada pelo Corpo de Bombeiros, a ação consiste na destinação de guarda-vidas civis temporários treinados para atuação em praias e balneários do Estado. Para esta edição, aliás, a corporação confirmou, ao Jornal MINUANO, que a Praia do Paredão, em Lavras do Sul, contará com dois profissionais.
Outros dois destinos de lazer da Campanha gaúcha, Candiota e Dom Pedrito, que possuem balneário internos, também poderão ser contemplados. A informação é de que, em princípio, não haverá guarda-vidas, mas o Comando estuda a possibilidade de direcionar dois guarda-vidas civis para abertura de posto em Dom Pedrito. No caso da Capital do Carvão, a Prefeitura informou, anteriormente, que o local contaria com profissionais ao longo da temporada.
Com capacitações realizadas entre novembro e a primeira quinzena de dezembro, o CBMRS formou 389 guarda-vidas civis temporários que irão se somar aos 664 militares da corporação (371) e da BM (258), num total de 1.053 agentes que irão atuar em vigilância e salvamento nas praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos.
Outros 64 bombeiros irão trabalhar na prevenção de incêndios, serviços administrativos e projetos sociais. Em parceria com os municípios, foram preparados 268 Postos de Salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas durante a Operação RS Verão Total. Serão 206 pontos no Litoral Norte, 26 no Litoral Sul e 36 em águas internas.
Outra novidade desse veraneio é que, além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas, também serão afixadas flâmulas perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento. A sinalização à esquerda e à direita dos postos de salvamento vai variar conforme a cor da bandeira: 50 metros, para bandeira vermelha, 100 metros para bandeira amarela, e 150 para metros para bandeira verde.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...