MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Sais: ações de prevenção e auxilio

Publicada em 23/12/2019
Sais: ações de prevenção e auxilio | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
página 2 ou 3

Para auxiliar pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hepatites e Aids, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé oferece o Serviço de Atendimento Integral à Sexualidade (Sais), proporcionando aos pacientes atendimento psicológico e nutricional, além do serviço médico e da entrega de remédios antirretroviral.

O Sais atende mais de 1.000 pacientes por mês, entre serviços relacionados à Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e hepatites. Nesta edição, iremos apresentar algumas ações do Sais e também informar como funciona este serviço.

 

Pacientes e serviços

De acordo com a coordenadora do Sais, Louice Reis, atualmente, mais de 500 pessoas com diagnóstico da infecção por HIV estão em tratamento. Somente em 2019, foram diagnosticados 49 casos novos de pacientes com o vírus HIV, sendo 11 mulheres e 38 homens, entre 20 e 60 anos. “O acompanhamento do paciente é feito pela equipe multidisciplinar e todos realizam o tratamento com medicamentos antirretrovirais”, explica.

Nas consultas regulares, informa Louice, a equipe faz a avaliação da evolução clínica do paciente. Para isso, solicita os exames necessários e acompanha o tratamento. “Tomar os remédios conforme as indicações do médico é fundamental para ter sucesso no tratamento, que é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde”, frisa.

A coordenadora comunica ainda que, embora existam frequentes ações de prevenção e informação sobre a transmissão do HIV, além das testagens e busca ativa de pacientes, Bagé já esteve na 17º colocação do ranking de cidades do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, com detecção de casos de Aids.

O médico infectologista e especialista em ISTs, Carlos Jeismann, comenta que o diagnóstico precoce é importante para que a pessoa com o vírus HIV não desenvolva Aids e controle o vírus no organismo com os remédios disponíveis. Apesar de todos os alertas, ele pontua que as pessoas continuam fazendo sexo sem preservativo. “Quando se avança no tratamento cria-se a sensação de cura e faz com que as pessoas não se previnam. A prevenção com o uso de preservativos é a única forma de evitar a doença”, complementou.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, fala da importância do serviço, que atende além de pacientes da Bagé, também os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Rio Grande, Pelotas, Santana do Livramento, Porto Alegre e até do Uruguai. “Oferecemos o suporte necessário para que os pacientes recebam o atendimento e a garantia do tratamento, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento”, disse, acrescentando ainda que a rede disponibiliza a equipe multiprofissional, facilitando o acesso ao serviço e ao tratamento.

O serviço é responsável pela realização de testes rápidos, tratamento dos pacientes infectados e fornecimento de medicações. Além do HIV, pacientes com sífilis e hepatites também são tratados no local.

O Sais, localizado na rua Bento Gonçalves, nº 430, oferece, gratuitamente, os insumos de prevenção (preservativo masculino, preservativo feminino e gel lubrificante), sem restrições de quantidade e sem necessidade de identificação do usuário, que também podem ser retirados em todas as unidades de saúde. A unidade funciona das 7h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h.

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, no Brasil, existem 866 mil pessoas portadoras do HIV ou com Aids. Embora essa taxa tenha se mantido de 2016 para 2017, o índice de pessoas em tratamento aumentou, passando de 60% para 75%. Até setembro de 2018, 585 mil pessoas estavam em tratamento para Aids.

Blitz de alerta

A equipe do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), realizou, na terça-feira passada, uma blitz de conscientização nas principais sinaleiras da cidade. Na oportunidade, os motoristas foram abordados pela equipe do Sais para entrega de materiais, preservativos e orientações sobre prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a Aids.

Durante todo o mês, estão sendo realizadas várias atividades da campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com objetivo de incentivar as pessoas a fazerem o teste rápido. “O que a gente pretende com esta campanha é convencer as pessoas a fazerem o teste, a não ter esse preconceito, pois o medo de fazer o teste pode levar ao diagnóstico mais tardio”, disse a coordenadora do Sais, que participou da blitz.

Ainda segundo Louice, o tratamento para pessoas portadoras de HIV está mais efetivo e prolonga a vida, mas muito do sucesso desse processo passa pelo diagnóstico precoce. “Atualmente, mais de 500 pessoas com diagnóstico da infecção por HIV estão em tratamento. O acompanhamento do paciente é feito pela equipe multidisciplinar do serviço e todos realizam o tratamento com medicamentos antirretrovirais fornecidos pelo Sistema Único de Saúde”, explica.

Não só durante a campanha Dezembro Vermelho, mas em todos os meses do ano, as unidades de saúde do município e o Sais ofertam testes rápidos que podem ser feitos de segunda a sexta-feira.

Militares recebem orientações

Militares do Quartel General (QG) receberam, na semana passada, orientações do médico infectologista e especialista em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), Carlos Jeismann. A atividade foi em alusão ao Dezembro Vermelho. Foram reunidos cerca de 70 militares, entre soldados, cabos e sargentos, em um auditório, onde o profissional da Saúde alertou sobre o risco para contágio de vírus como HIV/Aids e hepatite.

Para o sargento Lucas dos Santos Jaime, abordar assuntos como sexo e maneiras de prevenção é importante, principalmente no ambiente militar, em que há muita concentração de jovens. “A palestra foi muito dinâmica, além da importância do assunto. Nossos soldados, com certeza, receberam informações de grande valia para suas vidas”, destacou.

Até o final do mês, várias atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, organizadas pelas próprias equipes, com orientações, panfletagem e testagem rápida para a população em geral.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br