ANO: 26 | Nº: 6590
24/12/2019 Fogo cruzado

Criação da Região de Desenvolvimento da Metade Sul será votada em 2020

Aprovado pelas comissões técnicas da Câmara dos Deputados, o projeto que cria a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Metade Sul do Rio Grande do Sul, proposto pelo senador Lasier Martins, do Podemos gaúcho, só deve ser votado a partir de fevereiro de 2020. A matéria tramita em plenário, mas não pode ser apreciada durante o recesso, que iniciou ontem.
A Ride da Metade Sul é uma forma de organização para atrair investimentos por meio de convênios entre estado, municípios e União, isenções fiscais e outros programas de estímulo a empreendimentos locais. Lasier argumenta, em seu projeto, que a profunda desigualdade social e econômica entre as metades Norte e Sul do Estado, que tem se agravado com o passar do tempo, precisa ser enfrentada de forma efetiva e estruturada, por meio de um programa especial de desenvolvimento.
Defendida por representações municipalistas, por contemplar cidades da região, a exemplo de Bagé, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul, a proposta, na prática, autoriza o governo federal a criar um conselho administrativo para coordenar atividades da Ride, além de definir critérios de unificação de serviços públicos, incluindo tarifas, fretes e seguros para cidades.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...