MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Recomendada anulação de licença para lavra de fosfato em Lavras do Sul

Publicada em 24/12/2019
Recomendada anulação de licença para lavra de fosfato em Lavras do Sul | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa é projetada para a localidade de Três Estradas

Entre os dias 10 e 11 de dezembro, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) realizou a 54ª reunião plenária. No ato, o órgão aprovou recomendação, à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), pela anulação da Licença Prévia concedida para lavra de fosfato a céu aberto requerida pela empresa Águia Fertilizantes S/A para a localidade de Três Estradas, em Lavras do Sul.
A recomendação baseia-se nos direitos à informação e à participação como básicos, conforme previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU de 1948, no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos da ONU, além de serem previstos no art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal, que estabelece o exercício da democracia direta como princípio fundante da República. Desse modo, a informação e participação efetiva da sociedade nos processos de tomada de decisão sobre questões com relevância ambiental são uma garantia social, prevista ainda no Acordo Quadro Sobre Meio Ambiente no Mercosul e na Constituição.
A decisão considera ainda que "o poder público local agiu em desvio de finalidade ao promover empreendimento privado, a pretexto de resolver problemas de emprego, saúde e educação que são questões de atribuição da União e Estados, quando lhe cabia promover a conscientização da população quanto aos impactos e consequências ambientais do empreendimento", entre outros aspectos.
Assim, recomendou à Fepam que proceda à anulação da Licença Prévia Nº 0035/2019, retomando o procedimento de licenciamento com a determinação de suprimento de lacunas técnicas e omissões previamente à realização de novas audiências públicas no Município de Lavras do Sul, na localidade de Três Estradas, no Município de Dom Pedrito. Ao Ministério Público Federal, o CNDH recomenda que adote medidas para apurar as "práticas ilícitas de captura de agentes públicos permanentes e temporários, o desvio de função de agentes políticos e desvio de finalidade de atos do poder público, e em especial que adote medidas contundentes frente às graves violações aos direitos humanos à informação e participação praticadas pela Fepam no procedimento administrativo de licenciamento ambiental".

O que diz a Águia

Em nota oficial, a empresa apontou que as alegações que fundamentam a recomendação do CNDH foram apresentadas à Fepam, após a audiência pública realizada em 20 de março de 2019. Segundo a Águia, para todas as manifestações foram apresentadas respostas consolidadas nos documentos de licenciamento ambiental.
A empresa ainda se coloca à disposição para prestar esclarecimentos acerca das atividades através dos canais de comunicação: http://projetofosfato.com.br e o e-mail contato@projetofosfato.com.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br