MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeenses contribuem com a proteção da história doando itens para acervo do Museu Dom Diogo de Souza

Publicada em 28/12/2019
Bajeenses contribuem com a proteção da história doando itens para acervo do Museu Dom Diogo de Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Arleta Bello doou os pertences do marido, Dr. Darci, para a Sala de Medicina

O ano de 2019 foi de bons números para o Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda – FAT/Urcamp. Além do número expressivo de visitantes, foi registrado um grande número de doações de artefatos para compôr o acervo.

Responsáveis pela comissão gestora de museus, Carmen Barros e Maria Luiza Pêgas explicam que, em 2019, mais de 40 pessoas repassaram à instituição um grande número de itens com valor histórico. Muitas das salas de exposição permanente receberam novos artefatos, como a Sala da Medicina, que somou itens pessoais de médicos reconhecidos na comunidade como Jesus Ollé, Darci Bello e Luís Kalil.

Além disso, as doações também beneficiaram a exposição permanente da exposição do Gaúcho, além de contribuir com o acervo da Sala do Direito, recentemente inaugurada, que através de itens pessoais de profissionais da área jurídica, elabora uma linha do tempo do exercício da profissão jurídica em Bagé.

Integrante da Associação de Amigos dos Museus, Fábio Lucas foi um dos nomes que mais figurou na lista de doadores deste ano. Além de entregar aos cuidados da instituição itens raros pertencentes à própria família, também realizou a captação de artefatos com valor histórico junto à outras famílias da região. “Ele é incansável na busca por acervos. Através do Fábio recebemos pratos imperiais, xícaras raras, fotografias e imagens religiosas de muitas décadas”, acrescenta Maria Luiza. Outro nome constante na lista de doações de 2019 foi Iara Scortino Parera, que entregou vestidos históricos e fotos centenárias para o acervo do museu.

E em 2020, as doações devem enriquecer ainda mais a coleção de itens do Dom Diogo. Isto porque a gestão dos museus está em tratativas com a filha de Paulo Brossard de Souza Pinto, Magda Brossard Iolovitch, para doação de itens pessoais do jurista. A previsão é que ainda no primeiro semestre do próximo ano esses itens sejam encaminhados para os cuidados do museu.

Movimentação expressiva

Os artefatos doados foram expostos para enriquecer o acervo do museu, que neste ano recebeu quase 30 mil visitantes. Este número expressivo foi fomentado, também, por uma das maiores exposições dos últimos anos, “50 degraus te levam até a lua”, que colocou à vista dos bajeenses a famosa pedra da lua, único fragmento do satélite natural da Terra catalogado em solo brasileiro.

Além disso, o museu abre as portas com exposições temáticas, com datas comemorativas, como o Dia das Crianças e Semana Farroupilha, e mantém as exposições permanentes sempre disponíveis para o público. O Museu Dom Diogo reabre, após o recesso, no dia 2 de janeiro, e funciona de terça a sexta-feira, das 14h às 19h30min, e, aos sábados e domingos, das 14h às 18h.

Associação de Amigos dos Museus

Além de visitar e descobrir o acervo do museu, os bajeenses também podem contribuir com a manutenção dos museus através da associação, que arrecada contribuição mensal dos mais de 100 sócios e repassa para as instituições. Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho desempenhado pelo grupo ou, até mesmo, participar da associação, pode fazer contato com os integrantes da diretoria, o próprio Fábio Lucas, Elizabeth Macedo de Fagundes e Adauto Simões Pires ou, ainda, diretamente no Museu Dom Diogo de Souza.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br