MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escola Justino Quintana retoma aulas

Publicada em 28/12/2019
Escola Justino Quintana retoma aulas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ano letivo deve ser concluído até o final de janeiro

Após mais de 30 dias em greve, os professores e alunos da Escola Estadual Justino da Costa Quintana retomaram as atividades na sexta-feira. A instituição teve a adesão de cerca de 70 professores na greve estadual, deflagrada pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) no dia 18 de novembro. A paralisação dos docentes estaduais já é considerada uma das maiores da história da categoria no Estado.

Conforme a diretora da escola, Sônia Barbosa, na quinta-feira foi realizada uma reunião e alguns professores, que estão em regime de contrato, optaram por voltar ao trabalho. Com isso, a categoria que havia definido pela greve, resolveu retomar as aulas. “Apenas quatro professores continuam paralisados”, relatou.

Sônia disse que é necessário cumprir 200 dias letivos e, agora, a categoria está definindo o calendário para recuperar as aulas. “Temos cerca de 27 dias para recuperar e com certeza iremos até o final de janeiro”, informa.

Manutenção da greve

Conforme a diretora do 17º Núcleo do Cpers, Delcimar Delabary, no dia 20 de dezembro foi realizada uma assembleia e os professores decidiram manter a greve da categoria até que o Governo Estadual volte atrás e garanta o pagamento dos salários referentes aos dias parados e aceite negociar o calendário de recuperação das aulas.

Delcimar explica que, na segunda-feira, será realizada uma reunião com professores, comando de greve e apoiadores para realizar uma avaliação e como está a paralisação. O encontro será às 10h, na sede do núcleo em Bagé. “Se voltarmos, estragamos todo o movimento. Tivemos várias vitórias, inclusive a retirada de urgência para a votação do pacote de medidas. Agora, temos que buscar estratégias para continuar”, argumenta.

A Secretaria de Educação (Seduc) do Estado emitiu, recentemente, um memorando com orientações para as Coordenadores Regionais (CRE) sobre a recuperação das aulas. O documento traz uma sugestão de calendário de recuperação, segundo o qual, se a reposição das aulas começasse neste sábado, os dias letivos encerrariam em 23 de janeiro, com férias para professores e servidores de escola entre 24 de janeiro e 22 de fevereiro.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br