MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

MP cumpre mandado em Bagé durante operação que afastou prefeito de Livramento

Publicada em 28/12/2019
MP cumpre mandado em Bagé durante operação que afastou prefeito de Livramento | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Segundo auditoria do TCE/RS, contratação causou prejuízo aos cofres municipais em mais de R$ 3 milhões

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Procuradoria de Prefeitos, cumpriu, na sexta-feira, mandados judiciais de afastamento do exercício do cargo do prefeito de Santana do Livramento, Solimar Charopen Gonçalves, e de mais oito pessoas integrantes do governo, pelo prazo de 90 dias. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Santana do Livramento e residências dos investigados, entre outros endereços, bem como nos municípios de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Torres e Bagé. As medidas foram determinadas pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Participam da operação, a procuradora de Prefeitos, Ana Rita Schinetscki, e os promotores-assessores Antônio Képes, Heitor Stolf Júnior, Reginaldo Freitas da Silva e Ederson Vieira, além do promotor de Justiça de Bagé, Cláudio Morosin Rodrigues. A Brigada Militar e a Polícia Civil apoiam os trabalhos. Em Bagé, de acordo com o promotor Cláudio Rafael Rodrigues, foi cumprido mandado na sede da Oscip, que presta serviço de saúde na Rainha da Fronteira.

A operação, denominada "Parceria", decorre da alusão ao Termo de Parceria firmado entre uma OSCIP e a Prefeitura de Santana do Livramento, na área da educação que, de acordo com o MP, "sem que houvesse qualquer fundamento legal, revelando um verdadeiro 'compadrio' entre as partes". Segundo auditoria realizada pelo TCE/RS, a contratação causou prejuízo aos cofres municipais na ordem de R$ 3.394.753,33.

Contraponto

À reportagem de Zero Hora, o advogado João Luiz Vargas, defensor de Ico Charopen, disse que 'o prefeito está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários'. "Há cerca de 30 dias, ele esteve na Procuradoria dos Prefeitos, levando farta documentação sobre essa questão. Talvez não tenha sido suficiente. O prefeito está convicto da correção de seus atos e apresentará todos os documentos que porventura o Ministério Público ainda não tenha posse. Vamos esclarecer tudo, apresentando provas. Ele e todos os secretários afastados vão colaborar. Enquanto isso, estou analisando a possibilidade de ingressar com recurso para que ele volte ao comando do município", frisou.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br