MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Concurso da prefeitura vai selecionar profissional para facilitar aplicação do Plano de Mobilidade

Publicada em 30/12/2019
Concurso da prefeitura vai selecionar profissional para facilitar aplicação do Plano de Mobilidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Plano apresentado em 2015 prevê ações para mitigar caos no trânsito no centro da cidade

Na última semana, a Prefeitura de Bagé realizou alteração na descrição de alguns cargos que serão preenchidos por concurso público. Um dos postos afetados com a medida foi o de Engenheiro de Trânsito, que expandiu a escolaridade exigida para o cargo a fim de facilitar a continuidade da aplicação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU).
Antes da retificação do edital, a escolaridade exigida para o Engenheiro de Trânsito era formação superior na área, com registro no conselho de classe. A alteração realizada na última semana passou a permitir, também, que engenheiros civis, com especialização em Engenharia de Trânsito ou Tráfego, possam participar do certame.
O plano foi apresentado após uma série de estudos realizados em 2015, prevendo mudanças a longo prazo para melhoria do tráfego na cidade. Janeiro de 2018 marcou o início oficial das atividades em atendimento às demandas previstas pelo estudo.
O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Luís Diego Soares, destaca que a previsão de contratação de, no mínimo, um profissional da área, assegura a intenção de aplicar da forma mais técnica possível as mudanças sugeridas pelo plano.
Algumas ações previstas pelo estudo já foram aplicadas, como a mudança da rua Doutor Penna, para mão única; implantação do sistema de estacionamento paralelo na Avenida Sete de Setembro (quadra da rádio Cultura) e na Avenida General Osório; priorização do transporte coletivo no cruzamento entre Marechal Floriano e Flores da Cunha; além da proibição de conversão à esquerda e retorno no mesmo cruzamento.
Com ações de curto, médio e longo prazo, que podem se estender por até duas décadas, não há previsão de aplicação de novas mudanças previstas no estudo em breve. "Estamos montando a licitação para compra de semáforos, mas, devido à necessidade dos estudos técnicos e da questão burocrática, ainda não se tem prazo para isso", destaca.


Planejamento

A criação do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana é uma obrigação para prefeituras de cidades com mais de 20 mil habitantes, conforme estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
O planejamento é composto por quatro anexos, sendo que o primeiro prevê a infraestrutura para o sistema de mobilidade. Na primeira parte, são indicadas obras grandes, como o alargamento das avenidas Espanha e General Mallet; instalação de ciclofaixas, interligando todas as ciclovias através do Anel Cicloviário. Os demais anexos preveem atributos do sistema de mobilidade; redes de mobilidade; e, por último, estratégias de implantação da organização da malha viária.
O plano também projeta soluções específicas para a região nordeste do município, apontando a necessidade de novos arruamentos para orientar o processo de expansão urbana. O planejamento prevê, ainda, a troca de orientações de vias, estacionamentos e criação de corredores de ônibus, que podem ser implantados nas ruas General Neto e Juvêncio Lemos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br