Cidade
Concurso da prefeitura vai selecionar profissional para facilitar aplicação do Plano de Mobilidade
Na última semana, a Prefeitura de Bagé realizou alteração na descrição de alguns cargos que serão preenchidos por concurso público. Um dos postos afetados com a medida foi o de Engenheiro de Trânsito, que expandiu a escolaridade exigida para o cargo a fim de facilitar a continuidade da aplicação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU).
Antes da retificação do edital, a escolaridade exigida para o Engenheiro de Trânsito era formação superior na área, com registro no conselho de classe. A alteração realizada na última semana passou a permitir, também, que engenheiros civis, com especialização em Engenharia de Trânsito ou Tráfego, possam participar do certame.
O plano foi apresentado após uma série de estudos realizados em 2015, prevendo mudanças a longo prazo para melhoria do tráfego na cidade. Janeiro de 2018 marcou o início oficial das atividades em atendimento às demandas previstas pelo estudo.
O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Luís Diego Soares, destaca que a previsão de contratação de, no mínimo, um profissional da área, assegura a intenção de aplicar da forma mais técnica possível as mudanças sugeridas pelo plano.
Algumas ações previstas pelo estudo já foram aplicadas, como a mudança da rua Doutor Penna, para mão única; implantação do sistema de estacionamento paralelo na Avenida Sete de Setembro (quadra da rádio Cultura) e na Avenida General Osório; priorização do transporte coletivo no cruzamento entre Marechal Floriano e Flores da Cunha; além da proibição de conversão à esquerda e retorno no mesmo cruzamento.
Com ações de curto, médio e longo prazo, que podem se estender por até duas décadas, não há previsão de aplicação de novas mudanças previstas no estudo em breve. "Estamos montando a licitação para compra de semáforos, mas, devido à necessidade dos estudos técnicos e da questão burocrática, ainda não se tem prazo para isso", destaca.
Planejamento
A criação do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana é uma obrigação para prefeituras de cidades com mais de 20 mil habitantes, conforme estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
O planejamento é composto por quatro anexos, sendo que o primeiro prevê a infraestrutura para o sistema de mobilidade. Na primeira parte, são indicadas obras grandes, como o alargamento das avenidas Espanha e General Mallet; instalação de ciclofaixas, interligando todas as ciclovias através do Anel Cicloviário. Os demais anexos preveem atributos do sistema de mobilidade; redes de mobilidade; e, por último, estratégias de implantação da organização da malha viária.
O plano também projeta soluções específicas para a região nordeste do município, apontando a necessidade de novos arruamentos para orientar o processo de expansão urbana. O planejamento prevê, ainda, a troca de orientações de vias, estacionamentos e criação de corredores de ônibus, que podem ser implantados nas ruas General Neto e Juvêncio Lemos.