MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cartas preveem ano com seca na região, revelações e paz

Publicada em 31/12/2019
Cartas preveem ano com seca na região, revelações e paz | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rosa alerta para o cuidado com a mãe natureza

Com uma experiência de mais de 40 anos de religião, a  ialorixá Rosa Funari de Xangô, do Ilê Africano casa de Xangô Fraternidade Exu Pomba-Gira Maria Quitéria, realizou a leitura das cartas para as previsões para 2020. Segundo ela, o ano será de seca na região e muitas mudanças no setor político. No país, destaca, deverá haver avanço na ciência e transformações na natureza.

Conforme as cartas, o ano será regido pelo orixá Xapanã, que no sincretismo católico é  simbolizado como São Lázaro e São  Roque. Segundo ela, Xapanã é o orixá da transformação, um dos mais temidos e respeitados, conhecido como Obaluae. O santo tem o poder da cura, mas também pode provocar doenças de pele e todos os outros gêneros infecciosos. “Ele é dono do interior da terra, está ligado ao mistério, ao oculto. Sua veste é a palha da Costa, onde cobre todo o seu corpo e esconde o segredo da vida e da morte. Ele atua no sobrenatural”, disse.

Segundo a Ialorixá, as oferendas para o orixá  são todos os tipos de feijão, amendoim, milho, azeite de dendê, carne de bode, pipoca e sagu. “Seus filhos são  reprimidos, frustrados, vingativos, ambiciosos. Eles lutam com obstinação e não aceitam facilmente as mudanças”, informa. Rosa salienta que os homens regidos por este orixá não são bons com as mulheres e as mulheres não  são  boas mães. “São irônicos, secos e diretos. São pessoas que não levam desaforo para casa, odeiam fofocas, não sentem medo da morte e são firmes e decididos”, comenta.

Para Bagé, a previsão da cartomante é de muitos conflitos na política e de um ano em que deverá prevalecer a verdade, a transparência e a clareza. Na educação, Rosa prevê conquistas, mas muita dificuldade para os gestores. “Será um ano de recuperação, de perdas para o município”, frisa.  No âmbito nacional, segundo ela, haverá  uma renúncia de governantes e uma troca emergencial que trará  Justiça. Além disso, uma mulher deve tomar frente de um governo. Ainda são previstos acordos de emergência, já que o Brasil precisará de ajuda de outros países. 

O  ano ainda deve ser marcado por doenças de pele, viroses, doenças de ossos, de  sangue, respiratórias, feridas e pestes. Mas novas vacinas, segundo as cartas, serão descobertas e, em contrapartida, surgirão outros tipos de vírus. No clima, há previsão de seca,  de erosão  da terra, de queimadas, fogo, além de terremotos  e avalanches.

Orixá regente

Rosa enfatiza que Xapanã está ligado ao tempo, às estações do ano, ao culto da terra e tem ligação direta com Exu. Conforme a religiosa, existe a possibilidade da proliferação de várias doenças de pele, viroses, caxumba, varíola, catapora, enfisema pulmonar, sarampo e feridas. As frutas dedicadas ao santo são abacaxi, laranja, maracujá e uva preta. “Não podemos brincar com a sorte, pois ela não vai existir. Terá muita morte por álcool  e trânsito”, alerta.

Segundo as cartas, 2020 será, também, o ano da transformação e, devido à ligação do orixá com Exu, os três primeiros meses do ano devem ser de instabilidade.  “O dono do tempo vem para cobrar os maus-tratos à mãe natureza”, ressalta. Além de Xapanã, que será acompanhado de Obá (Santa Rita de Cássia), o ano será acompanhado por Oxalá novo (Jesus Cristo no sincretismo católico) e Oxum (Nossa Senhora da Conceição), que irão trazer clareza. “Tudo vai estar sob o sol, as máscaras cairão e nada ficará nas sombras”, afirma.

De acordo com Rosa, 2020 é um ano propício para iniciar algo novo. Também será um período de sabedoria, inteligência favorável para a ciência, para as transformações da natureza e de valorização  das coisas simples. “No segundo semestre, Oxalá irá trazer paz”, comenta.

As cores do ano 
Preto, vermelho, lilás, rosa, branco, roxo, amarelo queimado e tons pastel e palha.

Dica

“Cuidem da  mãe natureza, comam o que a terra oferece, cuidem das pessoas idosas, ajudem os viciados, protejam seus entes queridos. Ano de comer lentilha e uva preta".

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br