MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Governo suspende tramitação do projeto de reescalonamento

Publicada em 31/12/2019
Governo suspende tramitação do projeto de reescalonamento | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projetos estratégicos não chegaram ao plenário

A proposta de reescalonamento dos níveis básicos de vencimento dos servidores municipais, um dos destaques da convocação das extraordinárias, realizadas na segunda-feira, 30, teve a tramitação suspensa pelo líder do governo. O texto determina que os valores correspondentes aos níveis básicos dos servidores são obtidos multiplicando-se o Piso Municipal de Salários (PMS) por coeficientes específicos, definidos pela proposição. Pela redação que foi retirada da pauta, em um prazo de 12 anos, o Nível 1 pode passar, progressivamente, para 1,85 PMS (+68%); o Nível 2 para 1,90 PMS (+46%); o Nível 3 para 1,95 PMS (+30%); o Nível 4 para 2,10 PMS (+23%). O Nível 5 permanece em 3,00 PMS.
O líder do governo, vereador Graziane Lara, do PTB, explica que a suspensão foi solicitada por servidor da Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos. O petebista avalia que os vereadores também precisavam de tempo para discutir a matéria. “Mudanças serão estudadas, principalmente para valorizar os níveis mais baixos”, adianta. Sem detalhar as alterações que podem ser promovidas, ele assegura que a proposição será novamente discutida com o governo. Existe a expectativa de que o projeto de lei seja apreciado em nova rodada de sessões extraordinárias, entre janeiro e fevereiro.

Clube Comercial
Incluído na pauta das sessões extraordinárias da Câmara, pelo líder do governo, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Bagé a adquirir a sede social do Clube Comercial, localizada na principal avenida da cidade, ficou em vista, com a bancada petebista, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ). Na justificativa que apresentou aos parlamentares, junto à proposição, o prefeito Divaldo Lara, do PTB, argumenta que o município pretende utilizar o imóvel para desenvolver projetos sociais e culturais, transformando o prédio em sede do Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (Imba).
O Clube Comercial foi fundado em 3 de junho de 1886 e a previsão de encerramento das atividades estava prevista para esta terça-feira, 31 de dezembro. A venda do prédio foi aprovada em assembleia de sócios. O Imba está instalado no Solar da Sociedade Espanhola. Divaldo salienta que a aquisição do prédio deve evitar o pagamento e R$ 14 mil mensais em aluguel. A compra, ainda de acordo com o prefeito, não deve acarretar ‘financeiro inicial, pois será realizado assunção de dívida tributária’. Os parlamentares, entretanto, devem solicitar informações complementares antes de votar a proposta.

Rotativo
Os vereadores aprovaram um projeto que abre crédito adicional especial, no valor de R$ 500 mil, oriundos da outorga do contrato de concessão do serviço de estacionamento rotativo público. A matéria havia tramitada em extraordinária anterior, retornando à pauta de votação na segunda-feira.

Agricampanha
A concessão de direito real de uso de um terreno, localizado na rua Hipólito Ribeiro, para a construção da sede social da concessionária Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha) também foi aprovada pela Câmara. O imóvel já havia sido doado ao Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), mas retornou ao patrimônio municipal.
A Agricampanha terá o prazo de 24 meses para concluir a construção, sob pena de revogação da concessão, se compromete a praticar, na área concedida, o desenvolvimento de estudos, políticas e projetos para capacitar a atuação dos produtores rurais no município, fomentando, inclusive, a geração de renda, bem como criando novas tecnologias para o crescimento da região.

Adicional
O Legislativo aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que concede, para técnicos em Enfermagem, a vantagem denominada de adicional pela efetiva atuação no transporte de paciente do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O vereador Rafael Rodrigues (Fuca) afirma que a proposta, apresentada pelo governo, representa uma espécie de correção, tendo em vista que a medida já contempla os motoristas que atuam no TFD. Fuca destacou que a proposição foi construída a partir de reunião com servidores e articulação junto ao Executivo.

Cargos
Os vereadores aprovaram a ampliação de vagas de médicos veterinários no quadro funcional do município, mas a autorização para contratar três servidores, em caráter temporário, ficou em vista com a bancada da Rede na Comissão de Orçamento, Finanças e Contas (CFO).

Em vista
O projeto que cria as Funções Gratificadas e Gratificações de Funções de Coordenador de Educação Humanitária e Coordenador do Programa Especiais, vinculados à Secretaria Municipal da Educação e Formação Profissional, ficou em vista com a bancada do PSB, na CCJ. Uma proposição que previa a contratação de servidores para a mesma pasta, em caráter emergencial, também ficou em vista.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br