MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

O 2020 da dupla Ba-Gua: um ano que promete emoções

Publicada em 31/12/2019
O 2020 da dupla Ba-Gua: um ano que promete emoções | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Clássicos estão agendados para 29 de março e 5 de abril

Há tempos não se tinha tanta expectativa em relação ao futebol bajeense quanto à temporada que está por vir. O simples fato de estarem confirmados, no mínimo, dois clássicos Ba-Gua, já mexe com o fervor dos torcedores dos dois lados da cidade. Embora cada um tenha seu método e perfil de trabalho, ambos compartilham do mesmo sonho: retornar à elite do futebol gaúcho, onde tiveram grandes feitos no passado. Por esse clima que deve envolver o futebol da Rainha da Fronteira, em 2020, o Jornal MINUANO traz um raio-x com os principais motivos para acompanhar a cena que deve envolver as 'peleias' a partir de 1º de março.

Centenário jalde-negro

No dia 5 de agosto, o Grêmio Esportivo Bagé se une ao rol dos clubes centenários do Rio Grande do Sul. Por se tratar de uma data simbólica, é natural que a cobrança por resultados seja maior por parte do torcedor. Afinal, é um ano que ficará marcado na história da agremiação. Então, a diretoria não mede esforços para que o centenário seja marcado pelo retorno à primeira divisão. Para esta temporada, contará mais uma vez com a parceria do diretor executivo Rodrigo Trindade. Até o momento, 20 jogadores foram confirmados pela direção. Destaque para o centroavante Hyantony, conhecido pela artilharia por onde passou. Parte do elenco da Copa Seu Verardi foi mantido. Essa filosofia também envolveu a comissão técnica, com a permanência de Badico e os demais integrantes, e na direção, com Rafael Alcalde como presidente.

A volta por cima alvirrubra

Se o Bagé cresceu no que se refere às ambições, é óbvio que o Guarany não iria ficar para trás. Com um modelo mais ponderado, o clube teve resultados expressivos dentro de campo, em 2019, e saiu campeão invicto da Terceirona. E, diferente de temporadas anteriores, optou por não disputar a Copinha, no segundo semestre, e se organizar internamente. Da mesma forma que o rival, manteve a comissão técnica, liderada por Vanderson Pereira. No aspecto presidencial, Tato Moreira tem mais um ano de mandato. Porém, nas entrevistas, sempre destaca o aspecto de descentralização, com apoio dos vices Cleo Coelho e Jorge Kaé e os demais membros do corpo diretivo. No retorno para a Divisão de Acesso, a meta não é somente se manter; é voltar à elite, onde esteve em 2007 e 2008.

Os Ba-Guas

Se perguntar o por quê das expectativas serem altas para 2020, o principal motivo se chama Ba-Gua. No mínimo, dois clássicos estão garantidos para a Divisão de Acesso. O primeiro será na sétima rodada, 29 de março, no estádio Pedra Moura. O segundo, na sequência, pela primeira rodada do returno, 5 de abril, no estádio Antônio Magalhães Rossell. Ou seja, seis pontos estarão em jogo. Por mais que atletas e treinadores adotem o discurso de que, na tabela, vale os mesmos pontos que outra partida, é óbvio que se trata de um duelo com um peso maior, que pode embalar ou prejudicar um trabalho.
A última vez que Guarany e Bagé se enfrentaram foi no dia 17 de setembro de 2017, no Pedra Moura, pela última rodada da primeira fase da Copa Paulo Sant'Ana. O Bagé venceu por 2 a 0. Porém, se levar em conta confrontos na mesma divisão, a última vez que Bagé e Guarany tiveram um embate foi em 2016, na Terceirona. E pela Divisão de Acesso, somente em 2011, quando, infelizmente, ambos foram rebaixados.

Fernandinho e a mudança de ares

E outro fator que merece destaque é o meia Fernandinho com a camisa alvirrubra. Por 10 anos, atuou pelo Bagé e foi responsável pelo gol que colocou o clube de volta à Divisão de Acesso. Entretanto, o atleta alegou não ter sido procurado para renovação e, em seguida, fechou contrato com o rival Guarany. Naturalmente, a troca de lado causou surpresa na cidade, o que garante mais uma pitada na rivalidade, que é uma das mais antigas do interior. E, ainda por cima, o primeiro Ba-Gua será no palco jalde-negro, sua antiga casa. Enfim, que venha 2020.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br