ANO: 26 | Nº: 6554

Dilce Helena Alves Aguzzi

dilcehelenapsicologa@gmail.com
Psicóloga
03/01/2020 Dilce Helena Alves Aguzzi (Opinião)

Este ano...

Nesta época ouvimos músicas e vemos mensagens que sugerem a mágica do final de ano e início de outro completamente diferente, maravilhoso, esplêndido. Sim, eu também gosto de dar e receber os votos de alegrias e boas vibrações no ano que inicia, mas e se mudássemos a forma de desejar isso, trocando o "eu quero" por "eu vou fazer ou vou me comprometer a ...?"

O que será que diríamos se os votos fossem substituídos por promessas que realmente devessem ser cumpridas?
Meu desejo é que possamos nos comprometer individual e verdadeiramente com os seguintes propósitos:
- Exigir menos dos outros, concentrar esforços no único projeto lúcido que é o de melhorar a si mesmo a cada dia e tentar saborear a possibilidade dos encontros em sua efemeridade.
- Cuidar mais de si, não só do corpo e da aparência, mas também do sentir-pensar-agir, da própria história passada desde os antepassados até os descendentes.
- Contemplar mais a beleza das coisas, da vida e sua dinâmica incessante, a estética dos gestos, dos laços, das presenças, das pessoas sendo o que são e não o que esperávamos que fossem.
- Valorizar cada vez mais a simplicidade, o que não pode ser comprado, o que não pode ser medido nem postado, aquilo que só se pode experimentar vivendo intensamente o momento presente.
- Transformar a si mesmo tanto e sempre de modo que cada vez mais se possa ser tão somente quem se é e nenhuma projeção falsa nos represente.
- Experimentar e absorver o transcorrer do tempo, a nosso favor, abandonando sempre que possível a exaustiva e inútil missão de dominar o avanço do relógio.
- Aprofundar o autoconhecimento, a reflexão e a compreensão das diferentes formas de existir e encarar a vida e que aquilo que não for possível de ser compreendido seja, pelo menos, respeitado pois não há felicidade sem paz.


Trocando "eu quero" por "eu vou fazer"

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...