MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Tarifa branca já está disponível para unidades consumidoras de Bagé

Publicada em 03/01/2020
Tarifa branca já está disponível para unidades consumidoras de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Aprovada em 2016, a tarifa branca já está disponível para adesão dos clientes que consomem mais de 250 Kwh/mês. A tarifa branca sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo. Ela é oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (residências e pequenos comércios, por exemplo) e não se aplica a residências classificadas como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em lei, e à iluminação pública.

A chefe de Serviços Comerciais da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Márcia Veiga, explica que a tarifa branca é uma opção para consumidores que tenham ou que possam ter grande parte de seu consumo concentrado fora do horário de pico, em geral das 18h às 22h. Caso o consumo seja maior no horário de ponta, deve ser avaliado se será vantajosa a mudança, pois o KWh vai passar de R$ 0,52 (convencional) para R$ 0,98 (tarifa branca). “É importante avaliar bem os hábitos de utilização da rede, porque uma mudança também pode implicar em custos mais elevados”, explica.

Márcia explica que qualquer cliente de baixa tensão pode aderir, exceto clientes com benefícios sociais. Além disso, o consumidor poderá voltar à tarifa convencional a qualquer momento. A distribuidora tem 30 dias para fazer a mudança. Mas se o consumidor quiser voltar à tarifa branca, terá de esperar 180 dias.


Como funciona

De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia nos períodos de menor demanda (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), a opção pela tarifa branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida.
Nos dias úteis, a tarifa branca tem três valores: ponta (18h às 20h59min), intermediário (17h às 17h59min) e fora de ponta (21h às 21h59min). Esses períodos são estabelecidos pela Aneel e são diferentes para cada distribuidora. Sábados, domingos e feriados contam com a tarifa branca nas 24 horas do dia.
É muito importante que o consumidor, antes de optar pela tarifa branca, conheça seu perfil de consumo. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade. Todavia, a tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nessas situações, o valor da fatura pode subir.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br