MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb não prevê implantação de racionamento mesmo com baixo índice de precipitações

Publicada em 04/01/2020
Daeb não prevê implantação de racionamento mesmo com baixo índice de precipitações | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Maior reservatório do município, Sanga Rasa está 1,45m abaixo do normal

Na semana entre o Natal e o Ano Novo, os bajeenses enfrentaram temperaturas de até 41°C. O calor teve reflexos diretos no consumo de água, que normalmente já é superior nesta época do ano, comparados à época de temperatura amena. Somado ao baixo índice de precipitação do período, já acende o alerta vermelho de estiagem e, consequentemente, racionamento. Contudo, o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) não prevê a implantação do esquema de abastecimento parcial.
Conforme registros da Estação de Tratamento de Água (ETA) da autarquia, os menores volumes de tratamento por dia, no inverno, ficam em torno de 25 milhões de litros/dia. Já no verão, em dias com temperatura acima de 35 graus, a média diária de água tratada é de 38 milhões de litros/dia. Com o novo reservatório de água tratada, construído entre 2018 e 2019, e que está em atividade desde agosto, foi resolvido um dos maiores problemas do abastecimento no verão, que era a baixa reserva para os horários de pico das 58 mil unidades consumidoras.
Mesmo com índices de precipitação abaixo do esperado e o alto consumo, os reservatórios da cidade estão com níveis seguros, de acordo com as informações repassadas pela assessoria de comunicação do Daeb. A barragem da Sanga Rasa está 1,45 m aquém da normalidade; Piraí está com 0,75 m de deficit, enquanto a Emergencial está apenas 0,12 m abaixo da normalidade.
O acumulado de chuvas em dezembro foi de 38,4 milímetros (mm), enquanto a média histórica dos últimos 10 anos ficou em 115 mm para o mês. Em janeiro a média é de 150 mm.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br