MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Rafael Carvalho se prepara para nova temporada no Palmeiras

Publicada em 04/01/2020
Rafael Carvalho se prepara para nova temporada no Palmeiras | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Profissional acumula mais de 30 títulos no clube

Não é somente de jogadores que a ‘bajeensidade’ se faz representada no mundo do futebol. Dentro do trabalho desenvolvimento por comissões técnicas, há, também, nomes que despontam com destaque pelo que fazem. É o caso do bajeense Rafael Carvalho que, aos 32 anos, exerce a função de preparador de goleiros das categorias de base do Palmeiras. No clube paulista desde 2016, o profissional iniciou a carreira como goleiro. Entretanto, os rumos da vida fizeram que alcançasse voos ainda maiores, no outro lado, o da casamata. Em meio às festas de final de ano, Rafael concedeu entrevista ao jornal MINUANO e fez um balanço da carreira. De quebra já adiantou: quer ser preparador de goleiros de uma equipe profissional de ponta.

Primeiros saltos
A ideia inicial de Rafael era desenvolver uma carreira como goleiro. E assim começou, aos 10 anos, na escolinha do Guarany. Até se tornar profissional, passou pelas categorias de base de uma série de clubes, como Brasil de Pelotas e Grêmio. Em 2006, aos 18 anos, recebeu a oportunidade de integrar o elenco principal do Guarany, no ano em que o clube conquistou o acesso à primeira divisão do futebol gaúcho. Depois, passou por Glória, Bagé, Atlético de Carazinho, Três Passos, Rio Grande e retornou ao próprio Guarany. Nesse meio tempo, à medida do possível, cursava Educação Física, na Urcamp. “Meu foco era atuar como goleiro. Porém, nunca deixei de estudar, pois já me preocupava com a vida lá na frente, pois a carreira do jogador é curta”, afirma.
Em 2013, se formou em Educação Física, na licenciatura, momento em que definiu tomar outros rumos no futebol. Contudo, de uma forma que aliasse os conhecimentos obtidos na universidade com a experiência adquirida dentro das quatro linhas. Assim, atuou como preparador físico da sub-17 do Guarany, entre 2013 e 2014.
Em seguida, prosseguiu os estudos com a realização do bacharelado em Educação Física, na Sogipa. Na oportunidade de cursar em Porto Alegre, Rafael fez um estágio no juvenil do Grêmio, passando pelas funções de auxiliar na preparação física e no treinamento de goleiros. Com o fim do estágio e a conclusão do bacharelado, Rafael foi incorporado, em definitivo, à base do Grêmio. No tricolor portoalegrense, trabalhou de 2014 a 2016, desde as categorias menores até a sub-15.

A ida para o alviverde
Em 2016, o Grêmio passou por uma reformulação na direção, o que, consequentemente, acarretou em trocas da comissão técnica em todas as categorias. Assim, Rafael fechou o ciclo no clube. Entretanto, em pouco tempo, já estava empregado, e numa das principais vitrines do país. Rafael foi indicado para a base do Palmeiras. Então, viajou a São Paulo para realização de entrevistas.
De prontidão, foi integrado ao alviverde, na segunda metade de 2016. Desde então, tem buscado ainda mais o conhecimento na área, com participação em congressos, seminários e a obtenção da licença pró da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele também concluiu um pós em Fisiologia do Exercício.
Nas três temporadas no Palmeiras, Rafael Carvalho acumula mais de 30 títulos, entre as categorias sub-11, sub-13 e sub-15. O trabalho no clube também lhe proporcionou viagens internacionais, como torneios conquistados no Japão. “O Palmeiras era um clube de muitos títulos, porém, não era famoso por ser um clube formador. Quando fui contratado, a promessa era de um trabalho a longo prazo que iria tornar o clube como um dos modelos no país, em termos de categoria de base”, enfatiza.
E a cada ano, o clube se destaca mais, com títulos expressivos. Para a temporada de 2020, Rafael se apresentou, em São Paulo, na quinta-feira. Já em janeiro, integrará as delegações na Iber Cup, em Porto Alegre; no Efipan, em Alegrete, e na Copa Cidade Verde, em Três Coroas. Sobre a meta futura: ser preparador de goleiros numa equipe profissional. E para isso, afirma que se aprimorará ainda mais com trabalho e conhecimentos.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br