MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Censo 2020 acontece entre agosto e outubro deste ano

Publicada em 06/01/2020
Censo 2020 acontece entre agosto e outubro deste ano | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mais de 40 mil residências devem ser visitadas na Rainha da Fronteira

O Censo Demográfico 2020, maior operação de recenseamento já organizada no Brasil, será realizado no segundo semestre deste ano. Durante os três meses de operações, mais de 211 milhões de habitantes e aproximadamente 71 milhões de endereços serão visitados nos 5.570 municípios brasileiros. A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Bagé, é responsável por nove cidades: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista.
Conforme explica o técnico em Informações Geográficas e Estatística, Rubens Josué Brignol Guimarães, todos os municípios com mais de quatro mil habitantes terão um posto de coleta, ou seja, todos os abrangidos pela agência Bagé, exceto Pedras Altas, cujo o posto de coleta será em Pinheiro Machado.
A responsável pelo censo nesses municípios será a Coordenadora de Área, Laiane Castro Lopes, funcionária do quadro do IBGE. Haverá dois Coordenadores de Subárea contratados, sendo que um trabalhará em Bagé e o outro em Caçapava do Sul. Além destes, cada município terá um Agente Censitário Municipal (ACM), encarregado de coordenar os trabalhos no respectivo município. As exceções são Bagé, que terá dois, e Pedras Altas, que não terá. Também será necessário contratar Agentes Censitários Supervisores (ACS) e recenseadores através de processo seletivo.
Guimarães adianta que a apresentação de resultados preliminares será a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020. Já os resultados finais e análises devem ser divulgados a partir do segundo semestre de 2021 até o início de 2023.
A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra, será realizada entre os meses de agosto a outubro. O questionário básico contará com 26 questões. Já o da amostra será aplicado em cerca de 10% dos domicílios particulares permanentes do país, o equivalente a cerca de 7,1 milhões. É um questionário mais detalhado, com 76 questões.
Características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho e mortalidade serão os temas a serem investigados no Censo 2020.
A estimativa é a de que 40.209 domicílios sejam visitados em Bagé pelos 113 recenseadores. Em Aceguá, serão 1.558 casas sob a responsabilidade de cinco recenseadores. Em Candiota, a previsão é de aplicação do questionário em 3.094 domicílios, por nove recenseadores. Em Hulha Negra, sete recenseadores vão atuar nas 2.158 casas estimadas. Em Lavras do Sul, serão oito recenseadores previstos para os 2.603 domicílios. Em Pedras Altas, serão 695 residências visitadas por dois recenseadores. Em Pinheiro Machado, serão 13 profissionais atuando em 4.605 casas e em Santana da Boa Vista, as 2.938 residências terão cobertura dos nove recenseadores contratados.


Operação gigantesca
A previsão é a de que mais de 230 mil pessoas sejam contratadas, temporariamente, através de processo seletivo para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados.
A estrutura de trabalho conta com 27 Unidades Estaduais, 560 Agências do IBGE, 6,1 mil Postos de Coleta Municipais e 1.450 Coordenações Regionais. Serão utilizados 5.570 mapas municipais, 30 mil mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho.
A operação será totalmente informatizada, com a utilização de formulários na WEB e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho.


Como reconhecer o recenseador
O recenseador é o profissional que visita o domicílio, realizando a pesquisa de forma presencial ou gerando um código e senha para o questionário online. Todos os recenseadores, sem exceção, trabalham uniformizados e utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na realização da pesquisa.
É importante exigir sempre a apresentação do crachá de identificação. Se julgar necessário, solicite também a apresentação de um documento de identidade. No site respondendo.ibge.gov.br é possível verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE. Se preferir, ligue para 0800 721 8181.
De acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, as respostas ao questionário do Censo 2020 são absolutamente confidenciais e serão usadas exclusivamente no preparo de cadastros e séries estatísticas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br