MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Novena para a festa de São Sebastião inicia no sábado

Publicada em 08/01/2020
Novena para a festa de São Sebastião inicia no sábado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cavalgada terá inicio dia 17

A novena que antecede a festa de São Sebastião começa no sábado, 11 de janeiro. Até o dia 19 de janeiro, diariamente, às 20h, padres de grupos pastorais convidados assumirão a liturgia na Catedral de São Sebastião.
No dia 20, data que celebra a vida do santo padroeiro da Diocese de Bagé, acontece a festa de São Sebastião. As celebrações começarão com a procissão, às 20h, com saída em frente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e término na Catedral. Após a procissão, os fiéis participarão de uma missa presidida pelo bispo dom Frei Cleonir Dal Bosco.
Conforme o pároco da Catedral de São Sebastião, Airton Gusmão, que se despede da paróquia após a festividade, neste ano, o tema geral das celebrações em homenagem ao padroeiro será 'São Sebastião, o ano jubilar e o cuidado com a vida'. O religioso conta que a temática foi escolhida no contexto do ano jubilar, em que a Diocese de Bagé completa 60 anos, e em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2020, que trata da fraternidade e vida. Já o lema será 'Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)'.
O pároco salienta que no dia 12 de janeiro será servido um galeto na salão paroquial da catedral, a partir das 11h30.


Cavalgada
No dia 17, às 16h30, cerca de 35 integrantes da Associação de Cavaleiros Rainha da Fronteira sairão da Catedral de São Sebastião para buscar a imagem do santo padroeiro da Diocese de Bagé, no distrito de Torquato Severo, em Dom Pedrito.
Conforme o coordenador da cavalgada, Mirabeal Borba dos Santos, este ano haverá a participação de Dom Cleonir, além do comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. As paradas estão previstas nas estâncias da Cacimba e Costa Rica.
Na chegada em São Sebastião, no dia 19 de janeiro, o grupo será recepcionado, às 12h, com almoço e várias atividades artísticas e culturais, que encerram com a missa campal ministrada pelo bispo às 17h.
Os cavaleiros devem chegar à Rainha da Fronteira no dia 20 de janeiro, para participar da procissão e da missa na Catedral.


Padroeiro de Bagé
Após Dom Diogo de Souza sentar acampamento em Bagé, em 1811, os militares que ainda estavam na vila de São Sebastião se transferiram para a cidade. Entretanto, a imagem do santo, que então estava abrigada na capela da vila, atual distrito de Torquato Severo, permaneceu no prédio. Os militares perceberam a intensa religiosidade dos moradores do novo vilarejo e resolveram resgatar o santo.
O translado da imagem do , padroeiro dos militares ocorreu em 20 de janeiro de 1812, dia de São Sebastião, quando a nova povoação contava apenas seis meses e três dias de fundada. A imagem foi depositada em uma capelinha de palha, erigida no espaço da Praça Carlos Telles, em frente à atual Igreja Matriz Catedral de São Sebastião.

 

A imagem
A imagem do santo, que atualmente está abrigado na Catedral de São Sebastião, chegou ao Brasil em 20 de janeiro de 1565. Ele fez um grande trajeto, cruzando diversos estados, chegando ao Sul, no município de São Sebastião do Caí, onde permaneceu por algum tempo.
Foi em 1683 que o santo chegou à região da Campanha, pelas mãos dos padres jesuítas da Ordem de Jesus, que traziam a missão de catequizar os indígenas e fundar um agrupamento.
A tarefa foi chefiada pelo padre Tadeu Xavier Henis. Com o adensamento da população na região, a vila ganhou a denominação de seu padroeiro, São Sebastião.


Programação das missas

Dia 11
O olhar de Jesus – Padre Tarcisio Luis Brasil Martins

Dia 12
Compaixão de Jesus- romper com a indiferença- Padre Edegar Barroso

Dia 13
Compaixão é ter mais coração nas mãos- Frei Roberson Chiarentin

Dia 14
Compaixão é ter mais justiça no coração – Padre Júlio Cézar Ribeiro

Dia 15
A caridade: verdadeiro sentido da vida- Frei Álvaro Bordignon

Dia 16
Cuidar é ter mais ternura na vida- Padre Fábio Augusto dos Santos da Silva

Dia 17
A boa-nova do cuidado da vida- Padre Domingos Manoel Lopes

Dia 18
Ecologia integral – padre Aarão Cuevas

Dia 19
O desafio do sentido – Padre Cléber dos Santos Dias

Dia 20
São Sebastião, o Ano Jubilar e o cuidado com a vida - Dom Cleonir

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br