Cidade
Apatur e Aciba lançam projeto para colocação de bandeiras em instituições públicas e comércios
Publicada em 10/01/2020
O projeto idealizado pela empresária Clori Peruzzo, que está à frente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), pretende incentivar o turismo, criando uma identidade para o município. O projeto das bandeiras, intitulado "A Rainha se veste com o símbolo da pátria", propõe que as entidades envolvidas usem as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio Grande do Sul e do município de Bagé, nos prédios da cidade. A ação está sendo realizada através da parceria com a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Conselho Municipal de Turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Conforme a empresária, que além de presidente da Apatur, coordena o eixo turismo no comitê de Governança Municipal. Constituído em 2019, com incentivo do Sebrae, a ideia do projeto é destacar o forte potencial turístico da Rainha da Fronteira, considerando a arquitetura dos prédios da cidade, a educação patrimonial e, neste caso, o respeito aos símbolos.
Clori comenta que o projeto foi criado para mostrar um diferencial da cidade para quem chega de fora. Ela salienta que os turistas que entram pela Santa Tecla irão perceber que a grande maioria das empresas têm as bandeiras em destaque. “É um motivacional para quem vem de fora, ver uma diferença, e, para nós, que estamos aqui, valorizarmos esses símbolos cívicos. Se a gente gostar mais da nossa cidade, independente dos problemas que ela tem, conseguiremos alavancar mais visitas de turistas. O objetivo é ser diferente. Quando viajo, observo que as bandeiras são sempre valorizadas, algo que não acontece aqui", compara.
A coordenadora do projeto argumenta que o projeto visa padronizar a colocação das bandeiras, com mesmo formato de estrutura, tamanho e altura, para que possam ficar em destaque, iluminadas e perfiladas, criando um novo visual para as principais avenidas do município. "Essa ação está compondo a meta de embelezamento da cidade que, com a adesão do Poder Público, empresários locais e demais entidades, poderá, também, se tornar uma atração", sugere.
Adesão
Para aderir ao projeto, às empresas devem entrar em contato com a Aciba, que já adquiriu as bandeiras, e irá colocar diretamente no estabelecimento, já com mastro. O público-alvo são empreendimentos privados, instituições públicas e privadas, de economia mista, terceiro setor e sociedade civil.
O estabelecimento poderá escolher adquirir uma ou duas bandeiras isoladas, ou ainda três bandeiras em conjunto. As opções de tamanhos são P (0,45m x 0,65m), M (0,68 m x 0,98m) ou G (0,90m por 1,30m) confeccionadas em 100% poliéster. A haste será de cinco metros de altura, duas polegadas de largura, dois milímetros de espessura, com ponteira, lembrando a lança dos Farrapos, cobertura na cor preta fosca e será entregue devidamente instalado.
Já aderiram ao projeto Supermercado Nicolini, Aliança Autopeças, Fracari, Coradini Alimentos, Pillon Cereais, Peruzzo Supermercados, Tterrasul, Plancópias, Lojas Obino, e Mor Comunicação. Informações sobre custos e parcelamentos podem ser obtidas na secretaria da Aciba, pelo whats 999 415 418 ou pelo fone 3242-5022.
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