ANO: 26 | Nº: 6541
10/01/2020 Segurança

Susepe começa implantação de tornozeleiras eletrônicas na região da Campanha

Foto: Divulgação

Dispositivo deve ser mantido carregado para que aviso de fuga não seja acionado
Dispositivo deve ser mantido carregado para que aviso de fuga não seja acionado
Em fase de implantação, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), através da 6ª Delegacia Regional Penitenciária (DPR), já está monitorando 20 presos em Uruguaiana e cinco em Rosário do Sul com as tornozeleiras eletrônicas. Bagé deve ser a próxima cidade a receber até 300 equipamentos.
Conforme o delegado penitenciário ajunto da 6ª Delegacia, Eduardo Berbigier, o processo para implantação em Bagé está em fase final. “Estamos aguardando alguns ajustes com a Vara de Execuções Criminais (VEC), Promotoria Penitenciária e Susepe para ver os apenados que terão acesso ao benefício deste sistema”, contou.
Berbigier destaca que dois servidores do Presídio Regional de Bagé (PRB) estão aptos e já fizeram a capacitação para colocar a tornozeleira nos apenados. “O monitoramento será realizado na sede da 6ª DPR pelo sistema, no departamento de monitoramento eletrônico”, complementa.
A estimativa, depois que o sistema estiver funcionando, em 100% de efetividade, é que sejam abertas, inicialmente, 100 vagas no PRB, conforme explicou o delegado adjunto. “Esse número não é definitivo. Há uma previsão de 300 monitorados, sendo que esse teto não tem limites. Há regiões que já tem 600 monitorados”, ressalta.
Ele complementa dizendo que essa é uma medida que vai ao encontro da mudança de paradigma do Governo do Estado, através do Programa do RS Seguro. “Isso aumenta a capacidade da segurança pública, através da implementação tecnológica”, destaca.
No final de 2019 já havia acontecido uma reunião inicial com a juíza titular da VEC, promotoria penitenciária e Susepe, conforme acrescentou o delegado adjunto. “Como hove o recesso do Judiciário, ficaram algumas questões pendentes e então iremos realizar outra reunião, onde ficará definida a implantação das tornozeleiras, após autorização e deferimento do Judiciário”, observa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...