ANO: 26 | Nº: 6541
13/01/2020 Fogo cruzado

Senado avalia projeto que reconhece Freio de Ouro como manifestação nacional

Foto: Fagner Almeida/Especial JM

Reconhecimento à prova foi proposto por Afonso Hamm
Reconhecimento à prova foi proposto por Afonso Hamm

O senador Lasier Martins, do Podemos gaúcho, assumiu a relatoria do projeto de lei que reconhece o Freio de Ouro como manifestação da cultura nacional, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Ele pode apresentar parecer contrário ou favorável, antes da votação da matéria em plenário. 
Apresentada pelo deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, em 2017, a proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Hamm argumenta, na justificativa apresentada junto à redação da lei, que 'o Freio de Ouro é uma competição anual exclusiva do cavalo Crioulo, realizada no Rio Grande do Sul, há quase 40 anos, onde podem ser comprovadas as habilidades de cavalo e ginete, reproduzindo-se nas pistas o trabalho do dia a dia no campo'.
O progressista sustenta, também, que 'mais do que ferramenta de trabalho, atleta no esporte equestre ou mesmo como companheira de montaria, a raça (Crioula) é também um dos principais produtos atuais do agronegócio brasileiro'. "Valorizado pelas suas qualidades, o cavalo Crioulo é reconhecido (por lei) como o animal símbolo do Rio Grande do Sul”, menciona, ao destacar a geração de renda e emprego, com base em dados de um levantamento feito pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...