MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Governo regulariza mais de 140 imóveis da extinta Cohab em Bagé

Publicada em 15/01/2020
Governo regulariza mais de 140 imóveis da extinta Cohab em Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Secretário acompanhou mutirões realizados em municípios do interior

Integrando uma das metas do governo estadual para a redução do deficit habitacional, o processo de regularização dos imóveis da extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab/RS) contabiliza 1,5 mil unidades contempladas, em 2019, pela secretaria de Obras e Habitação. Em Bagé, de acordo com levantamento da pasta, 148 residências foram regularizadas no ano passado.
Entre as diretrizes adotadas para o sucesso da iniciativa está a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), por parte das prefeituras (medida adotada em Bagé, com aprovação da Câmara, a redução das taxas proporcionada pelos cartórios, com apoio da Defensoria Pública, e a desburocratização dos processos por parte da secretaria. Além do trabalho habitual, em 2019 foram realizados mutirões de atendimento nos municípios de Gravataí, Passo Fundo e Santa Maria. Também foram regularizados imóveis em Dom Pedrito e em Pinheiro Machado.
O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, destaca que a pasta trabalha ‘de forma conjunta com as prefeituras, deslocando aos municípios uma equipe técnica para auxiliar as famílias nas ações de regularização dos imóveis da extinta Cohab’. “Conseguimos superar a meta em 2019, com uma equipe menos numerosa do que a existente em 2018. Além disso, realizamos cerca de 500 regularizações a mais que no ano anterior”, comemora.
O governo do Estado propôs alterações na legislação da extinta Cohab em 2015, com uma lei  que permitiu aos moradores facilidades no reconhecimento da titularidade dos imóveis já quitados, concedendo a escritura pública definitiva ao atual morador que comprove, por meio de documentos e testemunhas, a ocupação do imóvel pelo período mínimo de cinco anos, como sendo moradia própria ou de sua família, e não ser proprietário de outro imóvel.
Moradores que possuem os denominados ‘contratos de gaveta’ e até então estavam impedidos, em sua grande maioria, de receber a escritura, por falta de documentos, terão a facilidade de reconhecimento da titularidade administrativamente (sem processo judicial de usucapião). O esforço visa a regularização fundiária dos imóveis já quitados, ainda em nome do Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui mais de 50 mil imóveis para quitação ou comercialização, distribuídos em cerca de 130 municípios.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br